[ editar artigo]

Descubra os 6 ingredientes que auxiliam na saúde mental com ressalvas da ANVISA

Descubra os 6 ingredientes que auxiliam na saúde mental com ressalvas da ANVISA

 

Com todo o cenário de incerteza causado pela pandemia, conhecer ingredientes que auxiliam na saúde mental é uma das estratégias para lidar com o desgaste psicológico e emocional dos consumidores. 

 

 

Se teve um tema comentado durante esses anos de pandemia certamente foi sobre saúde mental. Não teve escapatória: todo o cenário de incerteza, instabilidade e perigo iminente afetaram demais a saúde mental e emocional dos brasileiros e de todo o mundo.  

 

É o que se confirma no estudo do Fórum Econômico Mundial, com pessoas de 30 países, incluindo o Brasil, e teve como resultado que 45% dos adultos entrevistados relataram que sua saúde mental e emocional foi desgastada.  

 

E não apenas desgastou, como piorou o quadro de doenças mentais. Uma pesquisa nacional feita em 2020 encontrou taxas de prevalência de depressão e ansiedade tão altas quanto 61% e 44%, respectivamente, o que é preocupante. Não é à toa que os consumidores estão pedindo por saúde mental. 

 

Benefícios ligados à Saúde mental e emocional em produtos é tendência 

 

Segundo pesquisa da Academia da Nutrição em 2021, 46% dos pacientes dos nutricionistas tem como necessidade ou desejo o cuidado com a saúde mental. Somado a isso, dados da Mintel em 2021 apontam que 63% dos brasileiros gostariam de consumir mais alimentos e bebidas com foco em saúde mental.  

 

Ademais, segundo seu relatório de tendências globais, os consumidores buscarão mais produtos e serviços que ofereçam benefícios à saúde mental e emocional devido aos prejuízos no bem-estar causados pela pandemia. 

 

Conheça os 6 principais ingredientes que auxiliam na saúde mental 

 

A nutrição tem muito a contribuir com saúde mental, e para afirmar esta frase é só pensar na relação do eixo intestino-cérebro. A conexão é tão forte entre os dois que até estão interligados fisicamente por um nervo, onde o intestino auxilia na produção e armazenamento de substâncias que ajudam na nossa saúde mental. 

 

E é evidente que a alimentação habitual saudável é a melhor condição para aumentar a saúde mental, com um consumo adequado de carboidratos, proteínas e lipídios, além dos variados micronutrientes. 

 

Porém, existem 6 principais ingredientes que podem potencializar o efeito da nutrição na saúde mental, confira abaixo: 

 

  1. Melatonina: 

Recentemente aprovada como suplemento alimentar pela ANVISA para a categoria de suplementos, a melatonina é conhecida como hormônio do sono, pode ajudar na melhoria da qualidade do sono, já que, segundo o Ibope em 2020, 65% da população adulta no Brasil diz ter problemas com o sono. 

 

A melatonina está naturalmente presente em fontes alimentares como feijão, cúrcuma, banana, abacaxi e laranja, e agora conseguimos encontrá-la em suplementos e produtos alimentares, mas as dosagens liberadas pela ANVISA são baixas. Para maiores de 18 anos e apenas 0,21mg por dia para consumo diário.  

 

Com isso, estamos vivendo um BOOM de produtos com melatonina no mercado, veja alguns deles: 

 

Cases:  

Um exemplo de produto é a linha de suplementos alimentares da GreenPeople. Em fevereiro, eles lançaram o suplemento alimentar “Calma”, contendo, dentre outros ingredientes como o triptofano e DHA, a melatonina em sua fórmula.  

 

 

  • Sanofi também lançou o Novanoite Melatonina, de uso noturno.  

 

Comprar Novanoite melatonina 0,2mg com 40 comprimidos - Sanofi | Drogaria  Nova Esperança 

  • A EPN lançou o Melatz ®, que fornece 0,21mg de melatonina por gota e também é para uso noturno. 

 

2. Triptofano: 

Sendo um aminoácido essencial, o triptofano precisa ser consumido pela dieta, pois nosso corpo não é capaz de produzi-lo. Ligado à saúde mental, ele tem uma função importantíssima no processo de produção de serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade.  

 

Embora seja encontrado em diversos alimentos como leite, ovos, carne, soja, cereais, kiwi, ameixa… Ele também é comercializado como suplemento alimentar. Aprovado pela ANVISA, seu uso pode ser em até 860 mg por dia para maiores de 18 anos.  

 

Sua recomendação de uso varia individualmente, e segundo a DRI (Dietary reference intakes), o consumo recomendado de triptofano para adultos é de 5 miligramas por quilo corporal. 

 

Case: 

 

A Marca HelloBrain traz essa proposta de auxiliar na saúde mental através da suplementação. A composição se baseia na sinergia de extratos botânicos derivados da cereja, café e L-triptofano, forma encontrada do triptofano em suplementos alimentares. O produto garante  neutralizar o estresse e ser um aliado para a concentração. 

 

 

  • A SimplyWell lançou o Sleep Shot, focado no bem-estar noturno e em melhorar a qualidade do sono. O produto é feito de camomila, melissa, maracujá, triptofano e magnésio. 

 

SimplyWell lança Sleep Shot e Muni Aromaterapia. 

 

3. Probióticos 

 

Estes micro-organismos vivos são bactérias benéficas que, quando consumidas em quantidades adequadas, proporcionam benefícios ao intestino e à saúde geral do consumidor. 

 

Se a nossa microbiota está em desequilíbrio podemos ter diversos malefícios para a saúde, inclusive neuropsiquiátricos, como a ansiedade. Isso acontece porque nosso cérebro e intestino estão intimamente interligados através do nervo vago.  

 

Nosso intestino também produz e armazena substâncias que ajudam na nossa saúde mental, como a serotonina, dopamina e opiáceos. Assim sendo, quanto mais bactérias benéficas, maior será a quantidade de hormônios do bem-estar, consequentemente, maior saúde mental. 

 

Embora o uso para suplementos e alimentos seja aprovado pela ANVISA, cada cepa de probiótico tem uma dosagem específica e benefícios relacionados, então para decidir qual cepa incluir em sua formulação, vale conferir a listagem nesse portal oficial antes de começar os testes de desenvolvimento. 

 

Case: 

 

A marca BS Pharma possui um suplemento alimentar de probióticos específicos para a ansiedade, chamado FloraCalm. O suplemento tem a combinação de Lactobacillus helveticus, Bifidobacterium longum, Bifidobacterium infantis e Bifidobacterium Breve, posicionado para  melhorias na saúde mental, emocional e humor. 

 

 

 

4. Vitaminas C, E e complexo B 

 

As vitaminas no geral são essenciais para o bom funcionamento do organismo, mas em especial essas 3 podem potencializar os benefícios para a saúde mental.  

 

A Vitamina C e E possuem propriedades antioxidantes. Na medida que o estresse pode ser um causador de radicais livres nas células, seus efeitos antioxidantes podem combater essa situação. 

 

Ao passo que as vitaminas do complexo B, em específico a vitamina B6, B9 e B12 estão ligadas a produção e metabolismo da serotonina, o hormônio da felicidade. 

 

As doses liberadas para essas vitaminas variam, e podem ser encontradas abaixo: 

Vitamina C: Até 1.125,65 mg por dia para maiores de 18 anos. 

Vitamina E: Até 600 mg por dia para maiores de 18 anos. 

Vitamina B6: Até 58,63 mg por dia para maiores de 18 anos. 

Vitamina B9: Até 202,31 mg por dia para maiores de 18 anos. 

Vitamina B12: Até 9,64 µi por dia para maiores de 18 anos. 

 

Case:  

 

A marca Biogens, empresa de biotecnologia com foco em neurociência, possui em seu portfólio o Mental Focus, suplemento alimentar que afirma auxiliar no foco, melhorar atenção, acelerar a produção de neurotransmissores e melhorar a função cognitiva e a memória. Sua fórmula conta todas as vitaminas aqui citadas (vitamina C e E, além das do complexo B), com adição de mais algumas. 

 

 

 

5. Ômega-3 

Assim como os carboidratos, as gorduras muitas vezes não são vistas com bons olhos. Porém, se tem uma gordura benéfica, certamente estamos falando do ômega-3. Sendo um ótimo anti-inflamatório, possui a capacidade de atenuar as respostas inflamatórias causadas pelo estresse.  

 

Dentro do ômega-3, temos dois tipos principais: EPA e DHA, e são os que têm maior comprovação científica dos benefícios. Enquanto o EPA está mais associado à saúde do coração, o DHA e está associado à saúde cerebral: o desenvolvimento do sistema nervoso central, os processos de aprendizagem e memória. 

 

E por isso conseguimos ver diversos suplementos e fórmulas infantis contendo DHA em sua lista de ingredientes, como exemplo: 

 

 

 

 

 

Podemos encontrar ômega-3 em alimentos como sardinha, atum, linhaça e nozes, e também em suplementos alimentares, com a dose liberada pela Anvisa de até 2.000mg por dia para maiores de 18 anos.  

 

Case:  

 

A Sanavita, marca 100% brasileira, trouxe ao mercado o Ômega 3TG Super DHA. Relacionado à saúde mental e com benefícios para a cognição (memória, capacidade de raciocínio, concentração), o DHA chega superconcentrado com 500mg por cápsula. 

 

 

6. Magnésio 

Esse mineral participa do processo de conversão do triptofano em serotonina, o hormônio da felicidade, podendo seus efeitos estarem associados com o bem-estar mental. 

 

Podemos encontrar em vegetais verdes escuros, carnes e principalmente na castanha do pará. Porém, seu uso como suplemento alimentar é liberado pela Anvisa e a dosagem é permitida em até 350 mg por dia para maiores de 18 anos.  

 

Case: 

 

A marca Natural Vitaminas conta com o “Brain Booster”, suplemento alimentar composto de Magnésio, Potássio e vitamina B12, afirmando auxiliar na memória e concentração.  

 

 

Ingredientes que auxiliam na saúde mental: qual a aposta do futuro? 

 

A saúde mental segue com foco especial na era pós covid, devido à alta prevalência dos problemas psicológicos e emocionais e alterações do sono, e aqui vimos os 6 ingredientes que auxiliam na saúde mental, com as novidades no mercado de alimentos e principalmente de suplementos alimentares! 

 

O consumidor entende cada vez mais que cuidar da mente é sinônimo de saúde, buscando um estilo de vida mais tranquilo. E pra você? Qual a sua aposta para o futuro? Saúde mental em alimentos e suplementos veio pra ficar? Deixe sua opinião nos comentários! 

Opinião

TAGS

Opiniao

Ler conteúdo completo
Indicados para você