Governo lança Selo Verde para certificação sustentável
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira (18) o Programa Selo Verde. A iniciativa visa normalizar e certificar produtos e serviços brasileiros que atendam a critérios sustentáveis, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
O programa tem como objetivo melhorar a qualidade dos produtos e serviços brasileiros, aumentar a sustentabilidade nas cadeias produtivas e ampliar a competitividade tanto no mercado interno quanto no externo. A adoção do Selo Verde Brasil deve promover a neoindustrialização, estimular a economia verde, fomentar a inovação e incentivar a economia circular no país.
O Selo Verde Brasil será voluntário e aplicado a produtos que cumpram os critérios de sustentabilidade socioambiental, definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Critérios como rastreabilidade da produção, pegadas de carbono, resíduos sólidos e eficiência energética serão considerados. A certificação será concedida por entidades acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
A iniciativa pretende reduzir os custos de produção ao eliminar múltiplas certificações, oferecendo assistência técnica e capacitação para empresas. A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) serão os principais parceiros, beneficiando especialmente pequenas e microempresas.
Segundo o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, o programa acompanha a tendência mundial de qualificação de produtos e serviços, reforçando o compromisso com a economia verde. “Precisamos preparar nosso mercado para as exigências da transformação ecológica e consolidar a cultura de consumo sustentável”, afirmou Alckmin.
Rodrigo Rollemberg, secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, destaca que o programa é uma estratégia nacional para o desenvolvimento sustentável do setor produtivo. Com a certificação, o Brasil poderá assumir uma posição de liderança global na economia verde.
O Selo Verde Brasil será compatível com padrões nacionais e internacionais, promovendo cooperação regulatória e reconhecimento mútuo com outros países. A Portaria do MDIC instaurará os Comitês Gestor e Consultivo do Programa, responsáveis pela operacionalização e diálogo entre setores público e privado. A previsão é que as primeiras normas sejam publicadas até o primeiro semestre de 2025.
Você também pode gostar disso
Selo eureciclo: como as empresas estão transformando o futuro com compromisso socioambiental
Um sorriso pode revelar muito mais do que se imagina. No mundo das embalagens e da responsabilidade ambiental, o sorriso do selo eureciclo é um indicativo poderoso de compromisso socioambiental.
Ele demonstra que empresas líderes no setor alimentício, e de todos os outros segmentos que geram embalagens, estão fazendo mais do que apenas oferecer produtos de qualidade; elas estão cuidando ativamente do impacto ambiental gerado por suas embalagens.
A eureciclo, uma empresa de impacto socioambiental, é o elo com essas empresas e juntos estão transformando a maneira como encaramos a reciclagem e, ao fazê-lo, está mudando vidas e o futuro do nosso planeta.
Clique aqui para ler o conteúdo completo.
Fonte: https://www.gov.br/pt-br
Imagem: Reprodução