Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Estudo liga ferro da carne vermelha a risco de diabetes tipo 2

Um estudo da Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard, publicado na revista Nature Metabolism, associou a maior ingestão de ferro heme, presente na carne vermelha e outros produtos de origem animal, a um risco 26% maior de desenvolver diabetes tipo 2. A pesquisa se destaca por integrar dados epidemiológicos, biomarcadores metabólicos e análises metabolômicas para explorar essa relação.

Mercado de carne vegetal dos EUA deve atingir US$ 5,25 bilhões

O ferro heme, encontrado principalmente em carnes, é facilmente absorvido pelo organismo e foi identificado como um fator de risco significativo para o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Os pesquisadores analisaram a ingestão de ferro de quase 207 mil profissionais de saúde ao longo de 36 anos e descobriram que o ferro heme contribui substancialmente para o risco associado ao consumo de carne vermelha não processada.

A pesquisa também observou que a maior ingestão de ferro heme está relacionada a biomarcadores sanguíneos que indicam risco aumentado de diabetes, como níveis elevados de peptídeo C, triglicerídeos e proteína C reativa. Além disso, foram identificados metabolitos sanguíneos que podem influenciar essa associação, como L-valina e ácido úrico, previamente ligados ao risco de diabetes.

Em contraste, o estudo não encontrou uma associação significativa entre a ingestão de ferro não-heme, presente em alimentos vegetais, e o risco de diabetes tipo 2. No entanto, destacou que algumas carnes vegetais contêm ferro heme adicionado, o que pode aumentar o risco.

Os autores do estudo sugerem que a redução da ingestão de ferro heme, especialmente proveniente de carne vermelha, e a adoção de uma dieta mais baseada em vegetais, podem ser estratégias eficazes para reduzir o risco de diabetes. Eles também alertam que as conclusões do estudo, baseadas em uma população predominantemente branca, precisam ser replicadas em outros grupos raciais e étnicos.

Fonte: https://oglobo.globo.com/
Foto de Victoria Shes na Unsplash

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Rappi começa a atender usuários via WhatsApp

Rappi, uma startup de entrega sob demanda com sede em Bogotá, na Colômbia. E, operando na Colômbia, Argentina, Brasil, Chile,
NOTÍCIAS

Nestlé lança mercado online em parceria com a Packk

A Nestlé, com o foco em ajudar os pequenos comerciantes de todo o país a montarem um e-commerce sem custo