74% dos americanos têm interesse por carne misturada, diz estudo
Um relatório da NECTAR, iniciativa filantrópica que promove a transição proteica, revela que 74% dos consumidores norte-americanos demonstram interesse em produtos de carne misturada, que combinam carne animal com proteína vegetal.
Francal e Equilibrium se unem para impulsionar BHB Festival
A sustentabilidade foi o principal motivador para 51% dos consumidores onívoros entrevistados, seguida pela saúde, citada por 47%. Produtos com uma composição 50/50 de ingredientes vegetais e animais foram considerados os mais atraentes.
Em testes de degustação às cegas, nuggets à base de plantas superaram os de frango convencional, enquanto os produtos de origem animal ainda lideraram na maioria das categorias. Quando apresentados aos hambúrgueres de carne misturada, os consumidores os avaliaram melhor do que as versões apenas de carne ou vegetais.
O relatório analisou mais de 50 atributos sensoriais de 22 produtos de carne misturada, comparando-os com equivalentes de origem vegetal e animal, tornando-se a maior análise sensorial disponível publicamente sobre carnes “ricas em plantas”. Esta análise dá continuidade ao estudo inicial “Taste of the Industry 2024”, que já apontava o potencial de sabor dos produtos de origem vegetal misturados.
SP tem 1º hambúrguer híbrido da América Latina
A NECTAR defende que é preciso ir além da dicotomia entre produtos de base vegetal e animal, criando um espectro de opções para consumidores flexitarianos. Esse conceito encontra resistência entre veganos éticos, mas é apoiado pela Fable Foods, produtora australiana de alternativas de carne feitas de cogumelos shiitake. A marca lançou recentemente o “Shiitake Infusion”, um produto para ser misturado com carne bovina.
O “Shiitake Infusion” destacou-se na análise da NECTAR, superando a carne bovina convencional em alguns aspectos e reduzindo pela metade as emissões de gases de efeito estufa em comparação aos produtos 100% bovinos. A Fable está atualmente testando carne moída misturada em uma rede de supermercados australiana, registrando vendas superiores aos demais produtos de carne moída, com alta aceitação entre consumidores.
Michael Fox, CEO da Fable Foods, afirmou que o foco em reduzir o consumo de carne, ao invés de insistir em uma substituição completa, pode ser uma abordagem mais eficaz para impactar positivamente o mercado.
Fonte: Vegconomist
Imagem: Freepik