Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

You are not logged in

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Mel de açaí se destaca pela alta capacidade antioxidante

O mel produzido por abelhas africanizadas (Apis mellifera L.), a partir da florada do açaizeiro, apresenta elevados níveis de compostos bioativos, segundo pesquisa da Embrapa, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Publicado na revista científica Molecules, o estudo comparou o mel de açaí com outros méis monoflorais do Brasil e destacou seu potencial para a valorização da sociobiodiversidade amazônica.

No Brasil, startup cria carvão feito com açaí

Mel monofloral e propriedades funcionais

Para ser classificado como monofloral, o mel deve conter mais de 45% de pólen de uma única espécie vegetal, o que influencia suas características sensoriais e funcionais. No caso do mel de açaí, amostras coletadas em Breu Branco e Santa Maria, no Pará, apresentaram coloração de âmbar a âmbar escuro e alta concentração de polifenóis, compostos com ação antioxidante.

Esses compostos neutralizam radicais livres e oferecem potenciais benefícios anti-inflamatórios, anticancerígenos e cardioprotetores”, explica Nilton Muto, professor da UFPA e coautor do estudo. O mel de açaí demonstrou uma capacidade antioxidante quatro vezes maior que a do mel de aroeira, conhecido por suas propriedades funcionais. Além disso, análises sensoriais indicaram que o produto tem menor dulçor e notas de café.

Pesquisa e valorização da biodiversidade

O estudo integra o projeto Agrobio, financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, e envolve parcerias entre a Embrapa, produtores locais e instituições acadêmicas. A pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre as propriedades do mel de açaí e fortalecer a apicultura na região.

Segundo Sara Ferreira, mestra em Biotecnologia e primeira autora do artigo, a descoberta dos compostos bioativos reforça o potencial do mel de açaí para o desenvolvimento de novos produtos sustentáveis baseados na biodiversidade amazônica.

Café de açaí: inovação brasileira conquista o exterior

O estudo também contou com a participação de Jéssica Lyssa Araújo, Marly Souza Franco, Camilla Mariane Moura de Souza, Daniel Santiago Pereira, Cláudia Quintino da Rocha, Hervé Rogez e Nilton Akio Muto.

Fonte: Aditivos Ingredientes
Imagem de stockking no Freepik

Kely Gouveia

Kely Gouveia

About Author

Editora Chefe; Head de inovação e Negócios Jornalista focada em educação, arte, tecnologia, empreendedorismo e todas as atividades que possam causar impacto no mundo. Em março de 2023, se juntou à equipe da Equilibrium Latam para compor o time e atuar em inovação para projetos como o BHB Food e a Academia da Nutrição.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Tio João acaba de lançar um Arroz Polido Orgânico

Tio João, marca do Grupo Josapar, amplia seu portfólio de produtos orgânicos com o lançamento do “Arroz Tio João Polido
NOTÍCIAS

INTERNACIONAL: EUA e Reino Unido fecham acordo de equivalência para orgânicos

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e do Reino Unido assinaram um novo acordo de equivalência, que permite que