Empresa japonesa testa fígado de pato cultivado

A startup japonesa Integriculture apresentou sete protótipos feitos com fígado de pato cultivado em laboratório, durante uma avaliação sensorial realizada em sua sede de pesquisa. A iniciativa integra a estratégia da empresa para validar o potencial comercial de carnes cultivadas e expandir sua aceitação no mercado.
Carne cultivada será o futuro da alimentação?
Quatro dos protótipos foram desenvolvidos para restaurantes e três como alimentos processados. Entre as criações para o food service estavam um doce cítrico com pato e creme de soja, uma releitura do snack indiano pani puri e uma torta com pato cultivado, pêra, pimenta-rosa e narazuke. Já entre os processados, destacaram-se um foie gras à base celular, uma morcela picante e uma pasta de fígado com cacau em pó.
Segundo a empresa, os alimentos foram bem recebidos pelos participantes, sendo descritos como “indistinguíveis de produtos convencionais”, conforme divulgado pelo portal FoovoBridge.
A empresa batizou o ingrediente de Craft Essen e lançou, paralelamente, o Conselho de Craft Essen, iniciativa que busca promover a aceitação da carne cultivada em colaboração com entidades como o Instituto de Agricultura Celular dos Comuns (CAIC) e a Associação Japonesa de Bioindústria.
Fundada em 2015, a Integriculture criou uma linha de produção específica para células de pato em 2023. Os andaimes usados nos protótipos foram desenvolvidos pela San-Ei Gen FFI, parceira da empresa no Consórcio CulNet.
Proteínas vegetais impulsionam carne cultivada no Brasil
Em fevereiro, a Integriculture obteve um financiamento não dilutivo de 200 milhões de ienes (cerca de US$ 1,3 milhão), que será destinado à pesquisa e ao avanço de parcerias comerciais. “É um passo modesto, mas firme, para tornar a agricultura celular um setor confiável e financeiramente viável”, afirmou Yuki Hanyu, CEO da empresa.
Fonte: Vegconomist
Imagem: Reprodução