Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

Plant based

BHBFood lança e-book sobre mercado plant-based no Brasil

O BHBFood, parte do ecossistema de inovação e geração de negócios da consultoria Equilibrium Latam, lançou o e-book “A Evolução do Mercado Plant-Based no Brasil”, abordando o crescimento, inovações e as principais tendências do setor de alimentos e bebidas à base de plantas. O conteúdo pode ser baixado gratuitamente neste link.

Desde 2019, o mercado brasileiro de produtos plant-based tem se destacado. Alimentos com aparência, textura e sabor semelhantes aos produtos de proteína animal, como carnes, peixes, frangos e laticínios, passaram a ocupar as gôndolas dos supermercados, além de lojas especializadas.

Segundo o relatório da Euromonitor, em 2023, as vendas desses substitutos vegetais aumentaram 38% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 1,1 bilhão.

O e-book traça a trajetória dos produtos plant-based no Brasil, desde a primeira geração de produtos à base de soja nos anos 70 até a atual oferta diversificada e de alta qualidade sensorial. O e-book destaca a crescente conscientização do consumidor sobre o impacto ambiental e o bem-estar animal, impulsionando a demanda por produtos que aliam sabor, saúde e sustentabilidade.

A publicação também aborda os desafios enfrentados pelo setor, como a questão dos preços elevados, e as expectativas para o futuro, com a previsão de que, em poucos anos, os produtos plant-based possam competir em igualdade de condições com os produtos de origem animal, graças ao avanço tecnológico e à ampliação da oferta.

“O e-book ‘A Evolução do Mercado Plant-Based no Brasil’ é uma oportunidade para profissionais e empresas que desejam entender e aproveitar as oportunidades desse mercado em ascensão, além de acompanhar a evolução das alternativas alimentares e como elas estão conquistando novos consumidores”, afirma Kely Gouveia, head de inovação da BHBFood.

Além disso, o material explora o impacto positivo da expansão da indústria plant-based no meio ambiente. Dados do Observatório do Clima indicam que 74% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil estão ligadas ao uso da terra para a pecuária e produção de ração animal.

Com a chegada de eventos globais importantes como o G20 e a COP30, o Brasil enfrenta pressões para adotar medidas de redução do desmatamento, e a alimentação à base de plantas surge como uma solução viável.

Empresas como Fazenda do Futuro, Nude e Vida Veg são destacadas como cases de sucesso no mercado plant-based brasileiro. Com estratégias inovadoras e um foco na diversificação do público consumidor, essas empresas têm registrado crescimento expressivo, consolidando-se como líderes do setor.

As previsões para os próximos anos são otimistas. De acordo com o The Good Food Institute Brasil (GFI), o segmento cresce mais de 7% ao ano, com uma expansão média de quase 12% até 2027. Globalmente, a venda de alimentos à base de plantas pode crescer mais de cinco vezes até 2030, atingindo US$ 162 bilhões, conforme relatório da Bloomberg Intelligence.

Clique aqui para baixar o e-book.

Sobre o BHBFood

O BHBFood faz parte da consultoria Equilibrium Latam, um ecossistema de inovação e geração de negócios focado no setor de alimentos, bebidas e suplementos. Com um olhar voltado para o bem-estar e a sustentabilidade, a BHBFood trabalha para conectar empresas e fomentar inovações que atendam às demandas de um mercado cada vez mais consciente e exigente.

Avatar

Kely Gouveia

About Author

Deixe um comentário

Você pode gostar também

COLUNAS Plant based

O que esperar do mercado lácteo, quando o futuro parece ser plant based? 

Carolina Godoy Head of Growth & New Digital Business – Grupo Equilibrium Nutricionista, Técnica em alimentos e MBA em marketing O
Indústria de ingredientes tem se destacado na evolução do cenário alimentício
Plant based

Indústria de ingrediente: inovações impulsionam crescimento de produtos plant-based

Com o crescimento exponencial do mercado de proteínas vegetais, substitutos da carne à base de plantas e produtos lácteos alternativos,