Bebidas vão de bem-estar e autocuidado ao plant based na Naturaltech
Categoria esteve entre os destaques da feira, com marcas que aproveitaram a ocasião para lançar produtos que inclusive transitam entre outros segmentos
As novidades em bebidas tiveram presença marcante na 17ª Naturaltech. O setor ratificou as percepções de mudanças de hábitos dos consumidores, em busca de um padrão de vida mais saudável e alimentação mais nutritiva, com lançamentos que atendem a esses atributos. Categorias novas e emergentes, que incluem linhas de bebidas vegetais, proteicas e funcionais, foram vistas nos corredores do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 17 de junho.
Algumas das novidades transitam em outros segmentos, como o de suplementos. A Vitamine-se apresentou Relax, feita em parceria com a Ambev. A bebida pronta para beber é composta por melatonina, substância que ajuda na regulação do relógio biológico; triptofano, aminoácido que promove a sensação de bem-estar, bom humor e demais emoções positivas; e magnésio, mineral que contribui para o funcionamento neuromuscular, relaxamento muscular e alívio da tensão. São usados ingredientes naturais, sem adição de açúcares ou corantes artificiais, nos sabores maçã e lavanda, e maracujá, capim limão e camomila.
Com esses componentes, a marca dialoga também com a demanda por produtos que possam ser parceiros de uma estratégia pessoal de autocuidado, inclusive da saúde mental, como mencionado pelo CEO da startup, Augusto Cruz, em conversa com o BHB Food. “A nossa grande diretriz é a inteligência de dados. A gente escuta o que o consumidor pede, quais são os benefícios que ele está buscando, por isso a Vitamine-se desenvolveu produtos para a jornada de cada indivíduo, da hora que ele acorda até a hora que ele dorme”, afirmou.
Estandes mostram tração das bebidas plant based
O consumidor de bebida vegetal está sujeito a pagar mais caro por um produto comparável ao leite de origem animal, desde que ele entregue uma combinação de benefícios como sensoriais e palatáveis, conforme pesquisa realizada pela GFI em 2021 e utilizada como argumento pela Diferent.co, que lançou o Le’it Das Galáxias. A versão Barista tem fórmula mais cremosa, textura, cor e sabor semelhante ao leite de vaca, mas é 100% feito de plantas, sem glúten, lactose e sem adição de açúcar, segundo a marca.
O conceito Barista também está presente no novo NotMilk, da NotCo. O produto foi especialmente desenvolvido para a criação de latte art e proporciona uma experiência única aos baristas e aos apreciadores de café. Para a marca, o lançamento reforça o compromisso em oferecer opções deliciosas e inovadoras para o público que busca uma alimentação baseada em plantas, sem abrir mão do sabor e da qualidade.
A empresa reservou para o evento o anúncio do NotMilk High Protein Café Caramelo, uma opção de bebida proteica plant-based com 3,5 g de carboidratos por unidade, o que representa uma redução de 80% em comparação ao atual líder de mercado. A bebida é formulada com 15g de proteínas provenientes de ervilha, assim como a soja não transgênica. Também possui vitaminas D2 e B12 e contém cálcio, além de café solúvel, óleos de coco e girassol.
Aposta na aveia rende linha com quatro lançamentos
A Natural One preparou quatro lançamentos em bebidas vegetais na Naturaltech: Original, Cappuccino, Cacau e Frutas Vermelhas, sendo que este último blend é o primeiro para um portfólio mais amplo com a futura inclusão de novos sabores com frutas. Assim como os sucos da marca, os produtos passaram pelo mesmo processo de pasteurização, envase asséptico a frio e embalagens com proteção contra raios UV e sequestrante de oxigênio.
O lançamento da empresa tem como base a aveia. O cereal tem facilidade de sourcing no Brasil, o que torna o insumo mais acessível e com melhor custo-benefício, conforme avaliação da Natural One. As bebidas são ricas em cálcio e não têm adição de açúcar ou conservantes. Por serem refrigeradas, ficam nas gôndolas onde os consumidores encontram produtos mais frescos e ao lado dos leites tradicionais mais premium e dos iogurtes prontos para beber.
A Naturaltech também foi aproveitada pela Leatt para comemorar a chegada a São Paulo, viabilizada no primeiro semestre deste ano por uma parceria com o Oba Hortifrutti. Com a utilização da tecnologia VegCálcio+D (cálcio vegetal associado à Vitamina D), a empresa lançou as bebidas de Castanha e Chocolate, que se juntaram aos sabores Coco e Amêndoa, apresentados em 2022. A inovação na composição permite uma taxa de absorção do cálcio em 90%, cerca de 40% a mais que o de origem mineral, segundo a empresa. Todo o portfólio esteve na feira, que marcou também a conquista pela marca da primeira edição do prêmio Award na categoria de bebidas.
Chás e bebidas por infusão para mulheres
Também não foi difícil localizar chás e bebidas por infusão entre expositores. Um exemplo foi a Leão, que levou à feira uma linha de autocuidado feminino com quatro produtos que contribuem para o bem-estar durante a tensão pré-menstrual, a menstruação, a amamentação e a menopausa. “Com a linha voltada às mulheres, nosso maior público, pretendemos democratizar o acesso às bebidas funcionais por infusão” disse Flavio Andrade, gerente de Trade & Marketing da Leão Alimentos e Bebidas.
Gin sem álcool ou caloria
A marca The Spirits levou à feira o primeiro gin zero álcool e zero caloria produzido no Brasil. O blend aromático de zimbro, botânicos, cítricos e especiarias foi resultado de estudo de mercado que verificou a tendência de queda no consumo de álcool, principalmente entre os jovens, que cada vez buscam opções saudáveis em todos os momentos, como observou Daniel Chinzon, sócio do grupo. “O Nulla Gin Zero surgiu também para ajudar na coquetelaria sem álcool, atualmente muito limitada e ‘sem graça’”. De acordo com ele, o produto entrega as mesmas sensações produzidas por Gins convencionais, com álcool e calorias.