Leite vegetal em folhas reduz desperdício e revoluciona o setor

O leite vegetal ganhou uma nova forma: agora, ele é impresso em folhas 2D. A inovação, desenvolvida pela Milkadamia, promete reduzir em 94% o desperdício de embalagens e tornar o transporte 85% mais leve.
A novidade chega em um momento de crescimento acelerado das dietas à base de plantas e de maior preocupação com o impacto ambiental da indústria de alimentos. Esse produto foi um dos destaques da Expo West 2025.
IA reduz desperdício e salva 1,2 mil toneladas de alimentos
O mercado de leite vegetal, avaliado em US$ 2,8 bilhões em 2022, deve alcançar US$ 7,3 bilhões até 2032, segundo a consultoria Allied Research. Paralelamente, a geração de resíduos sólidos domiciliares no mundo pode crescer 80% até 2050, atingindo 3,8 bilhões de toneladas, conforme o relatório Global Waste Management Outlook 2024 (GWMO 2024).
Diante desse cenário, a Milkadamia, marca de leites vegetais à base de macadâmia, aposta na inovação para minimizar impactos ambientais e otimizar a cadeia de suprimentos. A empresa lançou o Flat Pack, folhas impressas de leite vegetal que demandam menos embalagem, são mais fáceis de transportar e custam 30% menos para o consumidor.
“Nós chamamos isso de ‘pré-reciclagem’. Como consumidores, carregamos o peso das embalagens, que muitas vezes vão direto para o lixo. Se conseguirmos reduzir esse impacto antes mesmo da reciclagem, transformamos um problema em solução”, afirma a empresa.
Startup dos EUA lança primeiro leite cultivado em laboratório
Inicialmente, a ideia de incluir na embalagem a frase “Alguma montagem necessária” gerou dúvidas. Mas, segundo a Milkadamia, o conceito acabou se tornando um diferencial, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e conquistando a adesão do público.
Fonte: Forbes
Imagem: Reprodução