Ingredion lança fibras cítricas para otimizar textura alimentar
A Ingredion, fornecedora de ingredientes especiais, lança o Fibertex CF, uma linha de fibras cítricas que promete inovar no segmento de texturizantes alimentares. Derivadas de cascas cítricas recicladas, essas fibras oferecem viscosidade, propriedades de gelificação, melhoria na sensação ao paladar e estabilidade de emulsão, otimizando a textura dos alimentos ao longo de sua vida útil.
Mel de cacau tem potencial para uso na indústria alimentícia
Com a crescente demanda por rótulos limpos e decks de ingredientes mais curtos, sem comprometer a experiência de consumo, as fibras cítricas Fibertex CF são uma solução eficaz e sustentável. Elas substituem parcialmente ingredientes voláteis e de custo elevado, como ovos, óleo e sólidos de tomate, sem afetar a qualidade e a textura do produto final.
A aplicação das fibras Fibertex CF é diversificada: em molhos e temperos, reduzem o uso de óleo mantendo a textura; em panificação, melhoram a maciez e prolongam a frescura; em queijos e alimentos preparados, oferecem sensação cremosa; e em sucos e vitaminas, criam consistências ricas e encorpadas.
De acordo com a pesquisa ATLAS 2023 da Ingredion, 85% dos consumidores preferem ingredientes naturais, como as fibras cítricas, nos rótulos dos produtos. Além disso, 79% desejam reconhecer os ingredientes listados, e 50% afirmam que estão mais atentos aos rótulos do que no ano anterior.
Com a popularidade crescente das fibras cítricas, especialmente em produtos de base vegetal, a Ingredion destaca-se ao atender às expectativas do mercado por ingredientes naturais e multifuncionais, que combinam sustentabilidade, custo-benefício e desempenho superior.
Fonte: Food Dive
Imagem: 8photo on Freepik