Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

Negócios de alimentos

Na contramão do setor, marca de azeites Filippo Berio tem maior desempenho no Brasil e cresce 70% em 2023, comparado ao ano anterior

Fonte: Filippo Berio Brasil

De acordo com dados recentes do Conselho Oleícola Internacional (COI), o Brasil é o quarto mercado mundial de azeites. Este ano, a categoria cresceu apenas 2,7%, de acordo com levantamento da NIELSENIQ 2023 e os preços nunca estiveram tão altos. Porém, na contramão de tudo isso, marcas estrangeiras estão conseguindo se consolidar no país.
 

Por exemplo, a marca de azeites Filippo Berio, de origem italiana, que possui faturamento anual de R$ 2,73 bilhões, está desde 2020 no Brasil e já tem o maior o desempenho aqui no país, registrando um crescimento de 115%. Apenas em 2023, a companhia vendeu 2,5 milhões de litros de azeite e, entre janeiro e outubro, a quantidade de produtos vendidos cresceu 70%. Há dois anos, a marca tinha distribuição em 27% no varejo do Brasil e, atualmente, está presente em metade dos varejistas brasileiros.
 

“A Filippo Berio é líder absoluta no Reino Unido, com mais de 25% do mercado de azeites, e desfruta de uma posição de destaque nos Estados Unidos, Rússia e Suíça. Agora, estamos comprometidos com os consumidores do Brasil, o quarto maior mercado mundial de azeite, com um potencial incomparável para se tornar a escolha preferida dos amantes da gastronomia e da saúde”, destaca o Diretor Comercial da Filippo Berio na América do Sul e vice-presidente da OLIVA – Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite De Oliveira, Leonardo Johnson Scandola.
 

Mercado nacional

O azeite de oliva extra virgem é um produto com um grande potencial de consumo no Brasil. A renomada marca italiana de azeites Filippo Berio carrega consigo uma experiência italiana que, desde 2020, ganha espaço e conquista corações e paladares brasileiros. Sua qualidade remonta a 1867, quando seu fundador, Filippo Berio, começou a prensar azeitonas em sua pequena fábrica, na Toscana.
 

Desde a abertura de seu escritório, em São Paulo, a Filippo Berio cresceu 115% em volume de vendas, apesar da pandemia. Desse modo, em apenas 3 anos, a empresa mais que dobrou seus resultados. “Esse crescimento notável é um testemunho do amor dos brasileiros pela tradição e qualidade da cozinha italiana, à medida que os consumidores descobrem a autenticidade e o sabor inigualável de nossos azeites premium”, complementa Leonardo Scandola. Com essa ascensão, a marca está consolidando seu lugar como a escolha preferida dos amantes da boa comida e da culinária italiana no Brasil. 
 

Hoje, a marca de azeite oficial do Masterchef Itália é a embaixadora do sabor italiano em todo o mundo e, pelo terceiro ano consecutivo, subiu ao pódio em concurso organizado pela Brazil iOOC – International Olive Oil Competition, recebendo medalha de prata pelo azeite “Filippo Berio Riserva Oro”.
 

O Grupo SALOV, detentor da marca Filippo Berio, é a maior indústria de azeite da Itália. Em 2022, registrou uma produção de aproximadamente 120 milhões de litros, com um faturamento de R$ 2,73 bilhões. Com a mesma identidade visual na garrafa e no rótulo, a marca de azeites está presente em 75 países. Referência global, leva adiante o legado e a assinatura do próprio fundador, Filippo Berio, que criou a marca há mais de 150 anos, trajetória inigualável dentro do mercado brasileiro, sendo também a primeira marca de azeite registrada na história nos Estados Unidos, em 1896.
 

Benefícios do azeite para a saúde
A gastronomia nacional considera o azeite de oliva como um produto complementar. Sendo assim, um dos principais objetivos da Filippo Berio é desmistificar tabus: “O azeite é mais do que um ingrediente culinário; é uma tradição que atravessa fronteiras. Temos plena consciência de que o mercado brasileiro abriga consumidores que valorizam a tradição e a qualidade acima de tudo”, enfatiza Scandola. Hoje, a empresa mantém essas tradições vivas, oferecendo uma linha de azeites premium que são a escolha de chefs renomados e amantes da boa comida em todo o mundo.
 

A líder italiana se compromete a educar os consumidores brasileiros sobre como escolher e incorporar azeite de qualidade em sua dieta diária, disseminando os benefícios do azeite de oliva. Afinal, não se trata apenas de saúde, mas também de uma experiência gastronômica incomparável, ligada à qualidade e ao sabor autêntico. A marca oferece um portfólio com ampla variedade de produtos para diversas ocasiões e necessidades culinárias: desde os azeites Extra Virgem, Seleção Especial, Intenso, Toscano, Trufado, Tipo Único e Riserva Oro, até molhos de tomate, pestos e vinagres.
 

Para aqueles que buscam o azeite perfeito para o cotidiano ou para uma ocasião especial, a Filippo Berio garante uma cuidadosa seleção de produtos e oferece vantagem quando o assunto é custo/benefício. Em 2024, a expectativa da marca é aumentar a presença nos varejistas das regiões Sul e Nordeste: “Cada garrafa de azeite Filippo Berio é uma promessa de autenticidade. Estamos felizes e muito otimistas com a chegada da Filippo Berio ao Brasil e prontos para conquistar o coração dos brasileiros que valorizam a excelência culinária e a autenticidade de um azeite de oliva premium”, finaliza o Diretor Comercial da Filippo Berio na América do Sul.

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

Negócios de alimentos

Primeiro FabLab de Food Tech da América Latina chega ao sul do Brasil

Em expansão no mundo todo, os Laboratórios de Fabricação, os FabLabs, também se expandem no Brasil e têm impulsionado cada
Negócios de alimentos

NotCo, Vida Veg, Positive Company e NUDE criam associação para buscar igualdade tributária para produtos à base de plantas

Empresas acreditam que regulamentação dos impostos que incidem sobre os itens de origem animal permitirá maior acesso dos consumidores ao