EMBALAGENS NOTÍCIAS

Embalagem inteligente identifica alimento estragado por cor

Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma tecnologia capaz de indicar a deterioração de alimentos sem abrir a embalagem. A inovação, criada pela Embrapa Instrumentação (SP), Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e Universidade de Illinois, em Chicago, utiliza nanofibras reforçadas com pigmentos naturais extraídos do repolho roxo.

Ingredientes funcionais avançam no mercado de bem-estar

A técnica aplicada, conhecida como Solution Blow Spinning (SBS), permite a produção de mantas inteligentes que mudam de cor conforme o alimento se deteriora. Em testes laboratoriais com filés de merluza, a embalagem passou de roxo a azul em 72 horas, sinalizando a perda de frescor do peixe.

Segundo o pesquisador Josemar Gonçalves de Oliveira Filho, que liderou o estudo, a tecnologia representa um avanço em relação à eletrofiação, método comumente usado na produção de nanofibras, mas que apresenta limitações como alto custo e baixa escalabilidade.

Além de monitorar a qualidade dos alimentos, a técnica SBS permite a aplicação de resíduos alimentares ricos em antocianinas, como o repolho roxo, ampliando o potencial sustentável da embalagem.

“A manta de nanofibras detecta mudanças no pH, produção de amônia e presença de bactérias, fatores essenciais para a segurança alimentar”, explica Luiz Henrique Capparelli Mattoso, pesquisador da Embrapa.

O estudo foi publicado na revista Food Chemistry e financiado pela Fapesp, Capes e CNPq. A pesquisa agora segue para novas fases de testes, buscando validar a eficácia da embalagem inteligente em diferentes tipos de alimentos e ampliar seu uso no mercado.

Fonte: Embrapa
Foto: Matheus Falanga / Reprodução

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Nutty Bavarian investe em sua 1ª loja de rua

A rede de franquias especializada em castanhas Nutty Bavarian deve ganhar sua primeira loja de rua neste ano. Será uma
NOTÍCIAS

Rappi começa a atender usuários via WhatsApp

Rappi, uma startup de entrega sob demanda com sede em Bogotá, na Colômbia. E, operando na Colômbia, Argentina, Brasil, Chile,