Grupo Bimbo compra a produtora de pão de centeio Natural Bakery no Canadá.
Grupo Bimbo do México expandiu sua presença na América do Norte com a compra da produtora de pão de centeio Natural Bakery no Canadá.
A Natural Bakery, com sede em Winnipeg, Manitoba, contribui para a recente onda de aquisições da gigante da panificação. Em janeiro, o Grupo Bimbo entrou na Romênia com um acordo para Vel Pitar. Três meses antes, a empresa comprou o St Pierre Groupe, com sede no Reino Unido, em outubro passado.
O negócio da Natural Bakery foi revelado quando o Grupo Bimbo divulgou seus resultados do primeiro trimestre, embora a empresa não tenha divulgado o preço pago pelo negócio familiar.
Fundada em 1957, a Natural Bakery fornece uma variedade de pães de centeio, como variações canadenses, europeias, hanoverianas e bálticas.
A Natural Bakery mudou-se para novas instalações em Winnipeg em 2007 e também opera uma padaria de varejo.
“Esta empresa é uma operação de panificação especializada na produção e venda de uma variedade de pães de centeio, fortalecendo nosso portfólio de saúde e bem-estar”, disse o presidente e CEO Daniel Servitye durante a apresentação. Nenhum outro detalhe foi fornecido.
Atendendo a restaurantes de varejo, foodservice e fast-service com uma variedade de produtos de panificação – de biscoitos e bolos a bagels e pãezinhos – o Grupo Bimbo registrou vendas no primeiro trimestre de 99,6 bilhões de pesos (US$ 5,5 bilhões), representando um aumento de 9,9% em um ano -em base anual.
O lucro líquido majoritário caiu 9,4% para MXN4,05 bilhões.
As vendas líquidas foram auxiliadas por aumentos de preços induzidos pela inflação implementados no ano passado nas regiões de negócios internacionais do Grupo Bimbo, cujos efeitos devem diminuir à medida que o novo ano financeiro avança.
“Começaremos a perder o efeito residual do aumento de preço […] Então, com o passar do tempo, o efeito positivo dos aumentos de preços anteriores será cada vez menor”, disse o CFO Diego Gaxiola.
Para o ano fiscal completo, a Gaxiola orientou o aumento das vendas a uma taxa de um dígito médio a alto e o EBITDA ajustado na faixa de um dígito alto.
O EBITDA ajustado aumentou 13,7% no primeiro trimestre para MXN12,9 bilhões, com a margem expandindo 40 pontos base para 12,9%.
Gaxiola disse que as pressões inflacionárias continuarão sendo um fator para o Grupo Bimbo durante os primeiros seis meses do ano, antes que surjam “ventos favoráveis” nos volumes na segunda metade.
O CEO Servitje apontou outras oportunidades de fusões e aquisições à frente, sem entrar em detalhes.
A América do Norte é o maior mercado da empresa, gerando vendas no primeiro trimestre de MXN47,3 bilhões, seguida pelo México com MXN36,2 bilhões. O Espaço Econômico Europeu (EEA) representou MXN10,3 bilhões e a América Latina MXN9,6 bilhões.
“Vemos que ainda temos muitas oportunidades de crescimento orgânico e não orgânico”, disse Servitje. “E é por isso que estamos continuamente procurando oportunidades em ambas as pontas.”
Fonte: Just Food.