IA reduz desperdício e salva 1,2 mil toneladas de alimentos
O projeto Unidos Pela Comida (UPC) já evitou o desperdício de mais de 1,2 mil toneladas de alimentos, direcionando-os para doações a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Criada em 2021 pela Hellmann’s, em parceria com a startup Infineat, a iniciativa conecta supermercados e indústrias parceiras a ONGs para gerenciar excedentes alimentares.
Inteligência artificial revoluciona indústria de laticínios
A tecnologia utilizada permite a coleta e distribuição diária de alimentos em bom estado, garantindo que cheguem a quem precisa em vez de serem descartados. Os itens coletados são fotografados e registrados em um sistema que monitora, em tempo real, o volume salvo, a economia gerada e o percentual de desperdício redirecionado. Além disso, o sistema fornece insights sobre a performance operacional e financeira das lojas participantes.
Diferentemente de plataformas focadas em prever demanda ou vender excedentes, o UPC atua no final da cadeia produtiva, onde ocorre o maior descarte. Essa abordagem não apenas reduz o desperdício, mas também promove impacto socioambiental positivo.
Resultados sociais e ambientais
Em três anos, o projeto já possibilitou a distribuição de mais de 2 milhões de refeições e evitou a emissão de 1 mil toneladas de CO², contribuindo para a redução das mudanças climáticas. Em 2024, o programa expandiu suas operações para quatro novos estados – Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Piauí e Santa Catarina – e registrou um aumento no volume de alimentos coletados, graças à adesão de novos parceiros.
M. Dias Branco usa IA para otimizar produção de margarina
“A tecnologia não apenas otimiza nossas operações, mas também nos permite escalar e ampliar nosso impacto. É essa combinação de inovação e compromisso que nos faz acreditar no impacto positivo que temos promovido”, afirma Carolina Riotto, diretora de marketing de alimentos da Unilever no Brasil.