[ editar artigo]

Kitano comunica o recolhimento voluntário da Canela em pó

Kitano comunica o recolhimento voluntário da Canela em pó

 

A General Mills Brasil Alimentos Ltda, inscrita no CNPJ 61.586.558/0013-29, detentora das marcas Yoki e Kitano, comunica o recolhimento voluntário do produto Canela em Pó, da marca Kitano, fabricado em 16 de dezembro de 2020 e com vencimento em 09 de junho de 2022 (a identificação do prazo de validade pode ser encontrada no verso da embalagem). Estão contempladas as embalagens de invólucro plástico lacrado de Canela em Pó Kitano, em apresentação com 50 gramas, do lote L20BRPP16 1.

O recolhimento é devido ao resultado insatisfatório de análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), que identificou a presença de fragmentos de pelo de roedor, em quantidade acima do permitido pela legislação sanitária vigente no país (Resolução RDC nº 14/2014, da ANVISA). Pelos de roedores são matérias estranhas indicativas de riscos à saúde humana, capazes de veicular agentes aos alimentos que podem causar doenças.

Entramos em contato com a marca para esclarecer porque é chamado de RECCAL VOLUNTÁRIO:

Recebemos notificação da ANVISA de Santa Catarina alegando que a apresentação de um lote específico do produto “Canela em Pó 50g” da linha Kitano estava contaminada com fragmentos microscópicos de pelos de roedores em quantidades acima do permitido pela legislação.

A General Mills agiu de forma extremamente proativa e rápida. Após a ciência do resultado do teste, que trouxe a informação da presença de matérias estranhas no lote, iniciamos os procedimentos necessários para realizarmos os devidos recolhimentos, antes mesmo de recebermos qualquer tipo de notificação dos órgãos sanitários brasileiros exigindo que o processo de recall fosse iniciado.

Por isso, nós trabalhamos rapidamente para que o recall fosse voluntário, ou seja, que fosse realizado o quanto antes buscando minimizar riscos e seguindo as orientações dos órgãos sanitários brasileiros, efetuando o recolhimento voluntário do lote e comunicando massivamente seus consumidores para que efetuem a troca ou solicitem reembolso.

É significativo destacar que eventuais presenças de matérias estranhas como pelos de roedores em produtos desta categoria são eventos raros, ocasionados normalmente fora do ambiente fabril, isto é, com alterações originárias no cultivo da matéria-prima no campo. A árvore de canela está exposta à natureza e a animais, e pode ser contaminada por pequenos fragmentos microscópicos de sujidades do campo.


Ainda que estes materiais estranhos estejam presentes em ingredientes e sejam provenientes de atividades anteriores ao ambiente produtivo, riscos à saúde humana são minimizados diante de processos de segurança, qualidade e higiene aos quais são submetidos tais matérias-primas no ambiente fabril, com tratamento térmico com uso de vapor em altas temperaturas para eliminação de microrganismos e controle microbiológico.


Os demais lotes das apresentações Canela em Pó Kitano, além de todos os produtos comercializados em outras categorias de alimentos pela marca, não fazem parte deste recall e podem ser comercializados e consumidos normalmente.

Todas as medidas estão sendo realizadas pela empresa para a retirada do lote dos pontos de venda.  Os demais lotes das apresentações Canela em Pó Kitano, além de todos os produtos comercializados em outras categorias de alimentos pela marca, não fazem parte deste recall e podem ser consumidos normalmente.

A General Mills orienta os consumidores a não utilizar o lote L20BRPP16 1 do produto Canela em Pó Kitano, guardar a embalagem e entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone 0800 725 1036 ou pelo e-mail sac.kitano@genmills.com. A empresa irá realizar a troca ou reembolso do produto, sem qualquer custo ao consumidor.

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você