INTERNACIONAL: EUA e Reino Unido fecham acordo de equivalência para orgânicos
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e do Reino Unido assinaram um novo acordo de equivalência, que permite que os produtos orgânicos certificados em um país sejam considerados certificados automaticamente no outro. O acordo é válido na Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.
No início deste mês, entrou em vigência no Reino Unido um novo processo de importação para todos os produtos orgânicos.
O procedimento de importação passa a exigir um certificado de inspeção, um documento original que precisa ser assinado em até 10 dias úteis para que o embarque seja comercializado como orgânico.
As empresas norte-americanas também devem fornecer um novo documento de importação da Grã-Bretanha para exportar mercadorias para a Inglaterra, País de Gales e Escócia.
Para produtos orgânicos que vão para o Reino Unido – Irlanda do Norte: os regulamentos da União Europeia permanecerão em vigor. As remessas ainda estão sujeitas aos procedimentos do bloco econômico.
O acordo de equivalência não vale para produtos orgânicos de animais aquáticos, como peixes e crustáceos, e animais tratados com antibióticos, quando exportados do Reino Unido.
Fonte: Organics News Brasil