Lançamentos no setor de alimentos crescem 41,4% em agosto
Os lançamentos no setor de alimentos cresceram 41,4% em agosto em comparação com o mesmo mês de 2023, segundo o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. Em relação a julho de 2024, o aumento foi de 17,1%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, a intenção de lançamentos de novos produtos registrou crescimento de 24,9%.
Ferrero lança Nutella Plant-Based na Europa
Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, destacou que este é o melhor resultado para o mês de agosto desde 2018. O aumento da intenção de lançamentos no setor de alimentos reflete o otimismo da indústria em relação às vendas do quarto trimestre, que incluem datas como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e Ano Novo, períodos que tradicionalmente estimulam a renovação de portfólios e a introdução de novidades no mercado.
Enquanto isso, o setor de bebidas apresentou um aumento de 17,1% na intenção de lançamentos em agosto em comparação com julho, mas sofreu uma queda de 37% na comparação anual. No acumulado dos últimos 12 meses, o segmento de bebidas registrou uma retração de 4,2%.
Entre as regiões do Brasil, o Centro-Oeste liderou o crescimento na intenção de lançamentos no setor de alimentos, com alta de 34,4% em relação a agosto de 2023 e 33,8% no acumulado de 12 meses. O Sudeste também apresentou um aumento significativo em relação ao mês anterior, com crescimento de 11,3%, enquanto o Nordeste teve as maiores quedas em todas as comparações.
No ranking por estados, Minas Gerais foi o destaque, liderando o crescimento na intenção de lançamentos no setor de alimentos, tanto na comparação mensal (44,5%) quanto na anual (22,5%). Espírito Santo também se sobressaiu no acumulado de 12 meses, com um aumento de 18,1%. Em contrapartida, a Bahia registrou as maiores quedas, com reduções de 33,3% em relação a julho e 38,1% em comparação a agosto do ano anterior, seguida pelo Rio Grande do Sul, que teve um aumento modesto de 3,5% na intenção de lançamentos no período de 12 meses.
Fonte: SA+
Foto de Martijn Baudoin na Unsplash