[ editar artigo]

Marfrig compra parte do capital social da BRF

Marfrig compra parte do capital social da BRF

A Marfrig Global Foods adquiriu 24,23% do capital social da BRF, dona de marcas como Sadia, Perdigão e Qualy. 

Marfrig Global Foods é uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo, fundada em 2000. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por 50 unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em doze países em quatro continentes. 

A operação foi realizada via opções e leilão na Bolsa de Valores. Segundo a Marfrig, a compra visa diversificar os investimentos em um segmento que possui complementaridade com o seu setor de atuação.

De acordo com a BRF, sua operação não possui controle acionário definido e suas ações são dispersas no mercado em geral. A Marfrig afirma que não pretende eleger membros para compor o Conselho de Administração, promover alterações no controle ou exercer influência sobre as atividades da BRF.

Contudo, a Marfrig declarou à BRF que a aquisição “visa diversificar os investimentos em um segmento no qual possui complementaridades com seu setor de atuação” e “que não pretende eleger membros para a administração da empresa, exercer influência sobre decisões ou promover alterações no controle ou estrutura da companhia”.

Em 2019, BRF e Marfrig chegaram a anunciar a possibilidade de fusão, mas desistiram por falta de acordo sobre a sociedade. As notícias de mercado na época destacaram que a união entre as companhias não aconteceu por conta da discordância de Molina sobre o tamanho da fatia que teria na companhia resultante da fusão. A BRF também queria replicar todo o seu modelo de governança; além de listada no Novo Mercado da B3, ela contava com ADR nível três, o mais exigente para ações negociadas em Nova York. A BRF também tem capital disperso, enquanto a Marfrig era uma típica empresa com dono, que esperava ter mais voz com as operações. Dessa forma, com tantas diferenças, a operação não vingou.

Fonte: Giro news.

Notícias

Ler conteúdo completo
Indicados para você