Ministério da Saúde reforça compromisso com o direito à alimentação adequada
O Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 e na Constituição Federal Brasileira, abrange duas dimensões essenciais: estar livre da fome e ter acesso a uma alimentação adequada e saudável.
No Brasil, as estratégias para assegurar esse direito estão delineadas na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, garantindo a todos o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem prejudicar outras necessidades essenciais. Isso deve ser baseado em práticas alimentares promotoras de saúde, respeitando a diversidade cultural e sendo ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
No Dia da Saúde e da Nutrição, celebrado em 31 de março, o Ministério da Saúde ressaltou a importância de políticas públicas intersetoriais para garantir a alimentação adequada e saudável, promovendo a saúde em todas as suas dimensões.
“A garantia do direito de estar livre da fome e de ter acesso a uma alimentação adequada e saudável é fundamental, mas infelizmente ainda está distante da realidade de muitas pessoas ao redor do mundo. Reforçamos que esse direito é interdependente dos demais, como o acesso à terra, trabalho, educação e à saúde”, destaca Cristiane Maymone, consultora técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
A alimentação desempenha um papel crucial em todas as fases da vida, especialmente nos primeiros anos, que são determinantes para o crescimento, desenvolvimento e formação de hábitos saudáveis.
No entanto, o cenário brasileiro é marcado por diversas formas de má nutrição na infância. Enquanto cresce o número de crianças com excesso de peso, persistem casos de desnutrição, anemia e deficiência de vitamina A em grupos vulneráveis.
Para promover o direito à saúde por meio da alimentação adequada e saudável, o Ministério da Saúde tem ampliado ações intersetoriais, seguindo as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira e do Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos.
No dia 9 de abril, será realizado o segundo webinário de celebração dos 10 anos do Guia Alimentar, abordando o tema “O Guia Alimentar e a promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”. O evento será uma oportunidade para discutir as interações entre produção e distribuição de alimentos, práticas alimentares, saúde e meio ambiente, contando com a participação de especialistas e representantes de organizações relevantes.
O webinário será transmitido pelo canal do DataSUS no Youtube.
Você também pode gostar disso:
BASF lança novo aroma natural produzido com biotecnologia
Superfoods: uma revolução na alimentação moderna
04/04/2024[…] Ministério da Saúde reforça compromisso com o direito à alimentação adequada […]
Chá: uma alternativa natural e nutritiva na busca pelo bem-estar
04/04/2024[…] Você também pode gostar disso:Ministério da Saúde reforça compromisso com o direito à alimentação adequada […]