Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

Notícias de alimentos

Iniciativa do Ital quer desmistificar e informar os consumidores sobre alimentos industrializados

Alimentos industrializados são pobres em nutrientes? Contém muito açúcar? São repletos de aditivos? Essas dúvidas estão na lista das 23 perguntas mais frequentes sobre o setor e que foram respondidas na coluna “Mitos e Fatos” do site http://www.alimentosindustrializados.com.br.

Com conteúdo científico e tecnológico sobre processamento de alimentos e bebidas, o novo portal do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem o objetivo de informar o consumidor.

“Antes existia um site sobre alimentos processados. A parte que abordava os ingredientes era o mais acessado, mas ele precisava ser modernizado. Então, juntamos tudo em um único site, chamado de alimentosindustrializados.com.br e colocamos cinco blocos de informações. Agora está mais completo para busca de informações dos consumidores”, ressalta Luís Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital.

De acordo com Madi, um dos principais objetivos do site é informar e desmistificar. “Existe uma grande informação falsa passada para o consumidor, de que os alimentos industrializados são pobres em nutrientes, que têm excesso de calorias”, exemplifica. Os 23 mitos foram respondidos com base na ciência e na tecnologia, além da própria realidade do mercado. 

O portal, que foi lançado em setembro para celebrar os 60 anos de existência do Ital, traz também informações sobre os principais avanços científicos e tecnológicos da área, os benefícios dos alimentos industrializados para a sociedade, a composição dos alimentos e a origem dos produtos.

Ainda com o intuito de ampliar o conhecimento do público geral, a partir de 2024 o diretor pretende começar a explorar conteúdos sobre o assunto em outras redes sociais, como o LinkedIn.

Tendências e desafios na gestão da segurança dos alimentos

Fruto do trabalho de 23 pesquisadores, liderado pela diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, o instituto lançou o estudo “Brasil Food Safety Trends 2030” durante um seminário realizado no mês de agosto.

O documento, que pode ser acessado na íntegra neste link, aborda as principais transformações, tendências e desafios para a governança e gestão da segurança dos alimentos. “A pesquisa destaca drivers de transformação, mercados emergentes, sistema de produção, tecnologia, sistema de embalagem, mudança do perfil populacional e macrotendências”, explica Luís Madi, diretor do Ital.

As macrotendências em food safety citadas na pesquisa são: ampliação do escopo de perigos e riscos; aumento da complexidade na gestão de food safety; interdisciplinaridade na governança da segurança dos alimentos; evolução do sistema regulatório; e informação e educação sobre segurança dos alimentos.

Vale ressaltar que o estudo foi produzido a partir do levantamento em diferentes fontes, incluindo artigos científicos, relatórios de pesquisa de diversas instituições de renome, livros, artigos técnicos e outras publicações, pesquisas em sites e portais especializados, entre outros.

Novo hub será inaugurado em Campinas (SP)

Com inauguração prevista para este mês de outubro, o município de Campinas, interior de São Paulo, passará a contar com um centro de inovação, resultado da união de três líderes globais, Givaudan, Bühler e Cargill, que formaram um consórcio em colaboração com o Food Tech Hub Latam e o Ital.

O novo hub, que recebeu o nome de Tropical Food Innovation Lab e está localizado no instituto, em uma área de 1,3 mil m2, será o local de excelência na América Latina para o desenvolvimento de produtos sustentáveis em alimentos e bebidas, de forma colaborativa.

Segundo informações da assessoria de imprensa, startups, empresas, investidores, universidades e instituições de pesquisa terão acesso direto a tecnologias de ponta para prototipagem rápida e conexão ao ecossistema global de tecnologia de alimentos e bebidas, o que promete acelerar a inovação no setor.

Madi pontua que esse é um projeto estratégico do Ital, que almeja atrair startups e empresas que gostariam de trabalhar no desenvolvimento de produtos dentro do instituto. Interessados podem acessar o edital, que está disponível neste link.

Você também pode gostar disso:    

Batalha das Startups coloca empresas inovadoras diante das principais indústrias do Brasil

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

2 Comentários

  1. Marcas compartilham estratégias de marketing pós-pandemia

    05/10/2023

    […] Iniciativa do Ital quer desmistificar e informar os consumidores sobre alimentos industrializados […]

  2. “Criamos a Disneylândia da foodtech”, afirma Eduard Fontcuberta

    05/10/2023

    […] como as suíças Bühler e Givaudan e a norte-americana Cargill, além do FoodTech Hub Latam e do Ital, com o intuito de catalisar a inovação alimentar no […]

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS Notícias de alimentos

Ambev produz alimentos à base de malte para ONGs

A Ambev, uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água
NOTÍCIAS Notícias de alimentos

BRF cria programa para evitar o desperdício de alimentos

Uma das pautas mais sensíveis no ramo gastronômico é o desperdício de alimentos. A preocupação já é documentada e comprovada: segundo a FAO (A Organização das Nações