Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

Negócios de alimentos

Kerry apresenta tecnologia que reduz em até 48% o teor de gordura saturada dos alimentos

A Kerry está investindo em uma tecnologia que permite à indústria de alimentos uma redução de até 48% da gordura saturada em seus produtos. Segundo a empresa, a novidade, feita em parceria com a startup Noviga, não compromete a performance ou o custo.

A tecnologia consiste em cristais de gordura microencapsulados, que são liberados uniformemente quando em contato com gordura trans free e baixo saturada, atuando como sementes de cristalização. Esse componente gera uma função estabilizante e estruturante, que possibilita a aplicação de tais gorduras nos alimentos, no lugar das tradicionais gorduras saturadas.

Segundo Cristina Nucci, CTO da Noviga e doutora em Tecnologia de Óleos e Gorduras pela Unicamp, as sementes de cristalização permitem que as empresas revejam as fontes e os tipos de gorduras usadas na formulação de alguns produtos, podendo, assim, ajudar nos desafios relacionados a questões nutricionais.

Além disso, com a troca de gorduras saturadas por insaturadas, pode-se reduzir custos de formulação, uma vez que a gordura insaturada é capaz de ser mais econômica e saudável, sem comprometer o processo fabril tradicional de alimentos, como recheios de biscoitos, pastas de avelãs, margarinas e sorvetes, entre outros.

“As sementes de cristalização possibilitam a estabilização correta do produto, mantendo as propriedades sensoriais frente a oscilações de temperatura e impedindo a separação do óleo da emulsão”, afirma Cristina. A nova tecnologia, acrescenta ela, também impacta na melhoria de processos, possibilitando a estruturação do produto em temperaturas mais elevadas (+5°C), acelerando a cristalização de gordura. “Isso garante menor tempo de estoque ou de não necessidade de refrigeração, podendo impedir futuras devoluções ou reclamações por parte dos consumidores”, explica ela.

O diretor de P&D da Kerry no Brasil e Cone Sul, Francisco Ormenese, diz que a solução atende às demandas do consumidor e a indústria de alimentos. “A Kerry traz ao mercado uma tecnologia que pode revolucionar esse processo de redução desse tipo de gordura presente nos alimentos, sem comprometer o sabor. Ou seja, sem diferença sensorial significativa para o consumidor.”

Busca por alimentação saudável

A novidade da Kerry vai ao encontro do aumento da busca por alimentação mais saudável, balanceada e acessível que ocorreu, principalmente, após a pandemia de covid-19. Segundo a pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios da Edenred Brasil, 85% dos consumidores que comem fora buscam refeições mais saudáveis.

Essa realidade é um desafio para a indústria de alimentos, que busca inovar para atender às novas demandas, sem, no entanto, comprometer o sabor e aparência dos produtos.

O processo de evolução nas formulações no Brasil também está ligado a legislações recentes, como a retirada obrigatória das gorduras trans, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2022, até a mais atual, que envolve redução de gorduras saturadas.

“Desde outubro de 2022, impulsionada pela nova legislação de painel frontal, todo alimento lançado deve ter discriminada a quantidade desse ingrediente e, se o limite for excedido, deve aparecer como lupa na embalagem do alimento”, explica Francisco Ormenese, diretor de P&D da Kerry no Brasil e Cone Sul.

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

Negócios de alimentos

Primeiro FabLab de Food Tech da América Latina chega ao sul do Brasil

Em expansão no mundo todo, os Laboratórios de Fabricação, os FabLabs, também se expandem no Brasil e têm impulsionado cada
Negócios de alimentos

NotCo, Vida Veg, Positive Company e NUDE criam associação para buscar igualdade tributária para produtos à base de plantas

Empresas acreditam que regulamentação dos impostos que incidem sobre os itens de origem animal permitirá maior acesso dos consumidores ao