Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Primeira fábrica de açougue vegano é inaugurada no RJ

A primeira fábrica de açougue vegano foi inaugurada em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro. A unidade produzirá alimentos veganos a partir de jaca e aipim, adquiridos de agricultores locais. Entre os produtos estão massas, salgados como coxinha de jaca, carne de jaca, kafta e linguiça calabresa vegana.

Os alimentos serão distribuídos em escolas, hospitais e no Restaurante Municipal Mauro Alemão, como parte do programa Bem-Viver Alimentar. Esse projeto é uma encomenda tecnológica do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Vegan Food, especializada em alimentos sem origem animal. A fábrica está localizada na Rua das Bromélias com Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), galpão 5, no bairro Inoã.

João Maurício de Freitas, secretário de Governo de Maricá, destacou a importância da fábrica na consolidação de políticas públicas voltadas para agroecologia, cooperação e sustentabilidade. “A alimentação saudável é um tema crucial que precisamos implementar cada vez mais”, afirmou Freitas.

Renata Ferreira, coordenadora do Bem-Viver Alimentar, enfatizou a valorização do pequeno agricultor e da agricultura familiar. “Estamos trazendo uma cultura de alimentos saudáveis, cultivados sem venenos ou agrotóxicos”, declarou Ferreira.

A Vegan Food, parceira do projeto, é a primeira rede de franquias vegana do Brasil, conhecida por suas receitas exclusivas que conquistaram tanto veganos quanto curiosos em busca de novas experiências e sabores.

Você também pode gostar disso

Faturamento da indústria plant-based supera R$ 1 bilhão no Brasil

O cenário da indústria plant-based no Brasil está em ascensão. Em 2023, as vendas de substitutos vegetais de carnes e frutos do mar aumentaram em 38% em comparação ao ano anterior, alcançando a marca de 1,1 bilhão de reais, conforme relatório da Euromonitor. Este valor é quase o dobro da projeção inicial para 2025.

Essa evolução representa uma excelente notícia para o meio ambiente. A pecuária, incluindo a produção de soja para ração animal, exerce um grande impacto ambiental. Segundo o Observatório do Clima, 74% das emissões de gases de efeito estufa no país estão relacionadas ao uso da terra.

Gustavo Guadagnini, diretor do The Good Food Institute (GFI) no Brasil, destaca que atualmente 85% das terras aráveis do planeta são dedicadas à produção animal ou à produção de ração para esses animais, como monoculturas de soja e milho.

Clique para ler o conteúdo completo.

Fonte: https://www.brasildefatorj.com.br/
Foto de Sam Loyd na Unsplash

Avatar

Kely Gouveia

About Author

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Startup de Delivery Urbano cresce 10x durante a pandemia

A Foody Delivery, startup de logística automatizada, a qual oferece a pequenos estabelecimentos uma rede integrada de delivery, que pode
NOTÍCIAS

Tio João acaba de lançar um Arroz Polido Orgânico

Tio João, marca do Grupo Josapar, amplia seu portfólio de produtos orgânicos com o lançamento do “Arroz Tio João Polido