Índia lidera o consumo de dietas sem carne no mundo
A Índia lidera o mundo em dietas sem carne, segundo uma pesquisa da Statista Consumer Insights. O levantamento, realizado com 2.000 a 10.000 entrevistados em vários países entre 2023 e 2024, revelou que quatro em cada dez pessoas na Índia seguem uma dieta vegetariana ou vegana.
Governo debate regulamentação de produtos à base de plantas
Os dados mostram que a adesão a dietas sem carne na Índia é consideravelmente maior em comparação aos outros países da lista. Em média, menos de 11% da população dos nove países seguintes segue uma dieta vegetariana ou vegana.
O Reino Unido e os EUA, por exemplo, registram apenas 10% da população com hábitos alimentares sem carne. A África do Sul aparece com 11%, enquanto na China esse número é de 9%. França, Finlândia, Coreia do Sul, Brasil e México estão entre os países com menor adesão, variando de 8% a 5%.
A Índia também apresenta uma das menores taxas de consumo de carne do mundo, com muitos consumidores identificando-se como flexitarianos e 9% como veganos. O mercado de alimentos veganos na Índia movimentou US$ 1,47 bilhão em 2023 e projeta crescimento para US$ 3,47 bilhões até 2032, segundo o IMARC Group.
Leatt lança 1ª bebida vegetal de pistache da América do Sul
O estudo destaca ainda a intenção de compra de produtos de origem vegetal na Índia, com 40% das famílias que consumiram carne vegetal também optando por laticínios vegetais. Mesmo sendo o maior produtor de leite do mundo, a Índia está vendo uma crescente conscientização em relação ao veganismo e ao consumo de produtos vegetais, impulsionada por fatores éticos e de bem-estar animal.
Fonte: Vegconomist
Imagem: Freepik