Pandemia e ansiedade: como impactam na busca por suplementos?
Pandemia e ansiedade: como impactam na busca por suplementos?
Com uma população mais conectada e diariamente bombardeada de informações, a ansiedade – que é conhecida como “o mal do século” – se torna cada vez mais frequente entre as pessoas.
Junto a isso, a pandemia de Covid-19 também foi responsável por um agravamento da epidemia de ansiedade, devido à constante preocupação que a sociedade sentiu com o surgimento do vírus que assolou o mundo.
De acordo com a Euromonitor, em 2020, ano que marcou o início da pandemia, o segmento de vitaminas e suplementos movimentou R$8,8 bilhões somente no Brasil, representando um aumento de 26,5% em relação ao ano de 2019. Além disso, segundo a Fatpos Global, o segmento imunológico atingiu 129,6 bilhões de dólares no ano de 2021.
Tais dados, em conjunto, mostram um grande aumento na procura por suplementos alimentares e vitaminas, bem como um grande investimento da população em produtos do segmento imunológico. Isso pode estar associado a uma preocupação do consumidor com a Covid-19, gerando ansiedade e medo de contaminação.
Qual é a perspectiva do consumidor?
De acordo com a Qtrends 2022-2023, a era digital proporcionou um maior potencial de contágio emocional – isto é, uma situação no qual as pessoas tendem a espelhar suas emoções nas das outras. Isso leva a uma disseminação da ansiedade, especialmente a partir da época de pandemia, visto que 80% da população brasileira afirma que já passou por momentos de ansiedade desde então. Considerando esse cenário, o consumidor busca por suplementos que possam proteger sua imunidade, ajudando a acalmar a ansiedade causada pelo vírus, ou então, que ajam diretamente sobre a ansiedade.
Mas, não é qualquer suplemento que agrada: de acordo com a QTrends 2022-2023, os consumidores vêm enfrentando uma fadiga de pílula, buscando suplementos em novos formatos, como em forma de gotas ou em balas.
Nutrientes e saúde mental
Alguns nutrientes que têm uma relação direta com o manejo da ansiedade são o triptofano, aminoácido precursor da serotonina – que é o “hormônio da felicidade” – e Magnésio, que atua na regulação da síntese desse neurotransmissor. Ademais, o ômega-3, também atua na modulação da serotonina e apresenta funções anti-inflamatórias.
Por fim, de forma indireta, os nutrientes que atuam na imunidade podem ajudar a melhorar a saúde mental, devido à sensação que o consumidor experimenta de proteção contra as doenças infecciosas.
Alguns exemplos desses nutrientes são as vitaminas D, C e B12, prebióticos e probióticos.
-
CASES
- Tryphtophan – Nutrify Lançado pela Nutrify, Tryptophan é um suplemento à base de triptofano, aminoácido que tem efeitos positivos sob a saúde mental, como já mencionado. Sendo assim, a proposta desse produto é ser uma solução para melhorar a qualidade de vida e a mente.
Pró-ômega-3 – Vitasay
No ano de 2020, Vitasay apostou no lançamento do Pró-Ômega-3, suplemento que contém EPA e DHA – nutrientes que ajudam na cognição e proteção da saúde cerebral. Além disso, foi empregada uma tecnologia Low Reflux para diminuir o sabor residual do óleo de peixe, principal ingrediente da fórmula.
Addera D3 Flash
Disponível nos sabores hortelã, de 2000 U.I., e morango, de 800 U.I., a marca Addera lançou a versão Flash, na qual a vitamina D3 é apresentada na forma de filmes dispersíveis, que dissolvem na boca. Esse lançamento contorna a questão da fadiga de pílula, fornecendo uma solução inovadora para o consumidor, e se baseia em um nutriente que ganhou evidência na pandemia, devido ao seu papel na proteção à saúde imunológica.