BHB Festival 2024 apresenta tendências no consumo de suplementos

O tema central do segundo dia da 14ª edição do BHB Festival 2024, no palco do BHB IN, foi o futuro da alimentação, com foco nas tendências de consumo em suplementos e nas categorias em ascensão na mesa do brasileiro. Trata-se de um dos maiores eventos do país voltado para alimentos, bebidas e suplementos. Com a participação de renomadas marcas e especialistas do ramo, o evento apresentou ao público uma série de palestras que integraram a ciência com o mercado, visando moldar o futuro da alimentação. Essa edição marca ainda a união entre a Equilibrium, consultoria especializada em inovação para saúde e nutrição, e a Francal, empresa reconhecida por seus ecossistemas para eventos.
BHB Festival 2024: da ancestralidade ao futuro
O evento iniciou com o fórum O Futuro dos Suplementos. Carolina Godoy, head de negócios da Equilibrium Latam, Gislene Cardoso, da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), e Bruno Busquet, presidente da Brasnutri, apresentaram o panorama do mercado de suplementos, apontando as principais tendências. Pesquisa apresentada pela Brasnutri, apontou que o suplemento mais consumido hoje no país é o que contribui para o fortalecimento da imunidade (53%), seguido de manutenção da saúde (43%). Durante o debate, ressaltaram que o setor passa por grandes transformações e que as associações têm um papel fundamental para ajudar no esclarecimento sobre os produtos, bem como dar andamento às aprovações setoriais importantes para que o setor avance rapidamente, gerando mais segurança aos consumidores.
Ulisses Dante, diretor da unidade de negócios de Consumer Health da IQVIA, líder global no uso de informação, tecnologia e análises avançadas na área da saúde, abordou dados que comprovam o avanço no consumo de suplementos no Brasil. Como a Brasnutri, também aponta que o bem-estar e a prevenção de doenças estão entre as principais motivações de compra desta categoria, sendo as vitaminas os produtos mais vendidos. Em seguida, o nutricionista Dr. Luciano Bruno discorreu sobre o futuro dos ingredientes e de como irão revolucionar esse mercado. Segundo ele, o que impulsiona a indústria dos suplementos é a crescente necessidade do indivíduo em viver mais e melhor. Outra necessidade de consumo que percebe é o cuidado com a ansiedade, apontada como a doença dos novos tempos.
Durante o painel: “Ciência e Mercado: o que inspira as novas criações na indústria de suplementos esportivos e farmacêuticos?”, mediado por Carolina Godoy, a Dra. Leila Hashimoto, nutricionista e cientista pela Beneo, apresentou o case científico da palatinose e os seus benefícios para o desempenho esportivo, o controle de peso, a cognição, o humor, a saúde do coração, entre outros. Amid Tony Ibrahin, pesquisador de aplicação da Corbion, multinacional holandesa de produção de ingredientes de ácido lático e derivados, apresentou um case de estratégias para fortificação de alimentos com micronutrientes. Franciele Goulart, coordenadora de atendimento técnico ao cliente da Duas Rodas, multinacional de aromas e ingredientes naturais para indústria de alimentos e bebidas, fechou o painel abordando a indulgência na suplementação e o papel da sensorialidade no universo saudável. A executiva destacou o surgimento de um público consumidor que busca saúde com sabor, prazer e experiências nessa categoria, e não apenas performance.
Para finalizar o primeiro fórum, Mariane Borelli, CEO da Supley, principal hub de marcas de suplementos com foco em performance, falou sobre a esportificação, comparando o jogo da inovação com a abertura do varejo alimentar. Segundo ela, tanto a comunicação como a distribuição estratégica dessa categoria de produtos são fundamentais para ampliar as vendas, considerando que o público ainda requer conscientização sobre os diferentes tipos e benefícios dos suplementos. Para a especialista, as marcas precisam levar mais informação ao público, pois ainda falta educação sobre a funcionalidade desses produtos.