FDA apresenta proposta de rotulagem nutricional frontal
A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA apresentou uma proposta para exigir a inclusão de um rótulo nutricional na parte frontal da embalagem (FOP) de alimentos embalados. O objetivo é fornecer informações rápidas e acessíveis para ajudar os consumidores a entenderem como os produtos podem integrar uma dieta saudável. A proposta foca nos nutrientes gordura saturada, sódio e açúcares adicionados, identificando-os como “Baixo”, “Médio” ou “Alto” em uma porção, com base nas recomendações dietéticas federais.
Nova rotulagem da FDA redefine alimentos saudáveis nos EUA
Embora o rótulo proposto, chamado de Nutrition Info Box, não inclua calorias de forma obrigatória, os fabricantes podem adicioná-las voluntariamente. A rotulagem frontal complementaria o rótulo nutricional tradicional, já obrigatório na maioria dos alimentos embalados. Segundo o FDA, essa mudança busca facilitar decisões de compra informadas, especialmente entre consumidores que, atualmente, fazem uso limitado das tabelas nutricionais no verso das embalagens.
A iniciativa visa combater doenças crônicas relacionadas à dieta, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer. Nos Estados Unidos, essas condições são mais prevalentes entre minorias raciais e étnicas e populações de menor status socioeconômico.
A decisão do FDA baseia-se em ampla revisão de literatura científica, testes de grupo focal e um estudo experimental. As pesquisas indicaram que esquemas de rotulagem mais simples, como o proposto, são eficazes para identificar opções alimentares saudáveis. O modelo preto e branco com valores diários percentuais e descrições interpretativas teve o melhor desempenho.
Transgênicos: o que mudou na rotulagem no Brasil?
Caso aprovada, a regra exigirá que empresas com vendas anuais de alimentos acima de US$ 10 milhões estejam em conformidade dentro de três anos. Já as empresas com faturamento inferior terão quatro anos para se adequar às novas diretrizes.
Fonte: FDA
Foto de Erik Mclean na Unsplash