LANÇAMENTOS

Danone lança embalagem mais leve e inspirada na natureza

A Danone Brasil lançou uma nova embalagem de 100 gramas para seus produtos Activia, Danoninho e Actimel. Com 8% menos peso em relação à versão anterior, a inovação combina desempenho técnico, redução de impacto ambiental e design biomimético — inspirado em estruturas da natureza, como colmeias e carapaças de animais.

Embalagem inteligente identifica alimento estragado por cor

O desenvolvimento foi resultado de uma parceria entre a Danone, o Cazoolo – Lab de design circular da Braskem, a consultoria Amazu Biomimicry e a Graham Packaging. O projeto usou metodologias como Design for Environment (DfE) e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) para garantir desempenho funcional e menor geração de resíduos ao fim do uso.

Embalagem com design biomimético e menor impacto ambiental

A nova estrutura foi criada com base em padrões hexagonais semelhantes aos encontrados nas colmeias de abelhas, o que conferiu mais resistência ao frasco sem aumentar o uso de material. O design facilitou os processos de envase, transporte e distribuição, reduzindo emissões e otimizando recursos logísticos.

Segundo Gustavo Alvarez, diretor de Pesquisa e Inovação da Danone Brasil, a iniciativa está alinhada à meta global da empresa de reduzir em 50% o uso de plásticos virgens até 2040 — com redução de 30% até 2030. Desde 2015, a companhia já diminuiu em 38% suas emissões de carbono em escala global.

Colaboração e tecnologia no centro do desenvolvimento

O projeto foi conduzido por meio de um sprint colaborativo de cinco dias com participação ativa de todas as empresas envolvidas. O processo contou com prototipagem em impressoras 3D, acelerando as etapas de teste e validação com alto padrão de fidelidade e qualidade.

“O design final é resultado de uma cocriação baseada na biomimética, que busca soluções na própria natureza. Usamos impressoras 3D para validar as ideias rapidamente e desenvolver uma embalagem técnica e ambientalmente mais eficiente”, explica Mathew Joseph, diretor-geral da Graham Packaging.

De acordo com Giane Brocco, CEO da Amazu Biomimicry, a natureza foi a principal referência para criar embalagens com menor impacto. “Aplicamos o método Bio Sprint para trazer diretrizes naturais à solução, equilibrando desempenho, impacto ambiental e regeneração”, destaca.

Desafio das embalagens sustentáveis na segurança alimentar

Inovação com foco em circularidade

A iniciativa também faz parte do compromisso da Danone com a economia circular e o uso responsável de recursos. A nova embalagem integra a estratégia de sustentabilidade da marca, que inclui programas como a Jornada Flora, voltada para a descarbonização da cadeia leiteira por meio de práticas regenerativas.

“A nova embalagem reforça nossa ambição de unir inovação e sustentabilidade em toda a cadeia. É uma solução que atende às expectativas de um consumidor mais consciente e contribui para o nosso impacto positivo do campo à mesa”, afirma Mário Rezende, vice-presidente de Operações e Sustentabilidade da Danone Brasil.

Fonte: Embalagem Marca
Imagem: Reprodução

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

LANÇAMENTOS

Hershey’s lança sua primeira barra de chocolate recheada

A fabricante de chocolates Hershey’s entra no segmento de barras recheadas com o Special Milk. A novidade chega com recheio nos
LANÇAMENTOS

Estrella Galicia lança duas cervejas sem álcool

A cervejaria espanhola Hijos de Rivera, dona da marca Estrella Galicia apresenta duas novidades sem álcool: Estrella Galicia 0.0 Tostada e