Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NEGÓCIOS

No Brasil, foodservice cresce 55% no 1º semestre de 2024

O setor de foodservice brasileiro registrou um aumento de 55% no faturamento durante o primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023, segundo a pesquisa “Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice”. Conduzido pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e Galunion, o levantamento reflete sinais de recuperação, mas aponta desafios significativos, como inflação e escassez de mão de obra qualificada.

Pesquisa revela resiliência do segmento de foodservice

Com dados de 453 marcas que operam mais de 7.400 pontos de venda, a pesquisa revela que 86% dos estabelecimentos alcançaram lucratividade. A maior parte desse grupo (74%) é composta por operadores independentes com até três lojas. Redes e franquias representam 13% do setor analisado.

O delivery mantém papel estratégico, representando até 40% do faturamento para 25% dos operadores. Ainda assim, 11% das empresas não oferecem essa modalidade, indicando oportunidades de expansão.

Sustentabilidade e inovação como diferenciais

A sustentabilidade se destaca como prioridade: 91% das empresas controlam o desperdício, 86% promovem o consumo consciente e 73% utilizam embalagens ecológicas. Além disso, 77% dos operadores apostam na inovação de cardápios, enquanto 71% investem em pratos clássicos e populares para atrair clientes.

Projeções para 2024

O setor de foodservice deve crescer entre 4% e 5% até o final do ano, com vendas previstas de R$ 257,7 bilhões, representando um aumento de 9,7% em relação a 2023. “Investir em inovação e fortalecer parcerias será crucial para atender às demandas dos consumidores e aproveitar as oportunidades do mercado”, afirma João Dornellas, presidente da Abia.

SP lidera foodservice no Brasil com 419 mil pontos ativos

Apesar do otimismo, o relatório alerta para uma possível superprodução nos próximos anos, o que pode resultar em excesso de estoques e redução de preços. Estratégias que conciliem eficiência operacional e inovação serão determinantes para o sucesso futuro do setor.

Fonte: O Livre
Foto de Toa Heftiba na Unsplash

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NEGÓCIOS Negócios de alimentos Notícias de alimentos TENDÊNCIAS

Puratos revela as tendências do futuro para panificação, confeitaria e chocolate no Taste Tomorrow 2023

São Paulo, 5 de julho de 2023 - A Puratos, uma empresa inovadora líder na indústria de panificação, confeitaria e
Manioca recebe investimento da Ajinomoto
NEGÓCIOS

Manioca: foodtech brasileira recebe investimento da Ajinomoto

A Ajinomoto, empresa japonesa de alimentos, anunciou um investimento estratégico na foodtech brasileira Manioca, com sede em Belém. A Manioca,