Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NOTÍCIAS

Edição gênica elimina gases no feijão tradicional

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) modificaram geneticamente o feijão para reduzir os fatores antinutricionais responsáveis pela produção de gases, marcando um avanço na bioengenharia aplicada à alimentação. A inovação foi desenvolvida na unidade Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), com o uso da técnica CRISPR, que desativou dois genes ligados à biossíntese de rafinose, um carboidrato difícil de digerir pelo organismo humano.

Cientistas apostam no feijão como alimento do futuro

A rafinose, presente em feijões e outros alimentos como lentilhas e brócolis, não é digerida pelas enzimas humanas, mas é fermentada por microrganismos intestinais, gerando gases como dióxido de carbono e metano. O estudo analisou a expressão genética em diferentes fases do desenvolvimento da planta e inativou os genes que sintetizam rafinose e estaquiose, outro carboidrato similar.

Segundo Rosana Vianello, uma das coordenadoras do projeto, a técnica CRISPR permite um melhoramento genético preciso, possibilitando o desenvolvimento de variedades mais atrativas tanto para consumidores quanto para produtores. “A edição gênica abre novas perspectivas para o aprimoramento da qualidade nutricional e tecnológica dos grãos”, afirma.

Atualmente, as gerações de plantas editadas estão sendo testadas em ambientes controlados para garantir a estabilidade genética da nova característica. Os testes de fenotipagem, que analisam as interações entre genética e ambiente, determinarão a eficácia na redução da rafinose. A previsão é que a variedade de feijão geneticamente editada seja lançada em até oito anos.

Pesquisadores criam concentrado proteico de feijão fermentado

Essa pesquisa promete melhorar a digestibilidade do feijão, mas também pode representar um marco no uso da biotecnologia para atender demandas nutricionais e de mercado.

Fonte: Forbes
Imagem de HomeMaker por Pixabay

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NOTÍCIAS

Rappi começa a atender usuários via WhatsApp

Rappi, uma startup de entrega sob demanda com sede em Bogotá, na Colômbia. E, operando na Colômbia, Argentina, Brasil, Chile,
NOTÍCIAS

Nestlé lança mercado online em parceria com a Packk

A Nestlé, com o foco em ajudar os pequenos comerciantes de todo o país a montarem um e-commerce sem custo