[ editar artigo]

Sustentabilidade: Copo reutilizável no Food Service?

Sustentabilidade: Copo reutilizável no Food Service?

A matriz do McDonald’s anunciou que em parceria com o TerraCycle e seu programa de reciclagem de produtos Loop e sustentabilidade, alguns de seus restaurantes disponibilizarão para seus clientes a compra de suas bebidas quentes em copos reutilizáveis, que poderão ser devolvidos, higienizados e reutilizados.

A parceria para testar este novo modelo de copo reutilizável para bebidas quentes será realizada inicialmente no Reino Unido em 2021 e permitirá aos clientes desfrutar dessas bebidas do McDonald’s em um copo durável e reutilizável, com o objetivo de reduzir o desperdício de embalagens.

Para que os clientes da rede façam uso dos copos reutilizáveis, será necessário comprá-los e depois, caso tenham interesse em devolver o copo, resgatar o valor com sua devolução em um dos restaurantes McDonald’s participantes. Para posterior reutilização nos restaurantes McDonald’s, os copos devolvidos terão a sua limpeza realizada pelo parceiro Loop e seu sistema de lavagem e higienização, método já utilizado no mercado europeu por empresas como The Body Shop, Unilever e Häagen-Dazs.

“Estamos em uma jornada para repensar a forma como embalamos produtos para oferecer aos clientes opções que reduzam o desperdício, mantenham os mais altos padrões de segurança e aprimorem a experiência do McDonald's que eles esperam e apreciam. Esse é um desafio de inovação e achamos que o modelo Loop tem potencial para nos ajudar a resolvê-lo”, disse Jenny McColloch, vice-presidente de sustentabilidade global do McDonald's. Ele pretende “Avaliar como os novos modelos de embalagens reutilizáveis podem funcionar em nosso sistema, à medida que aceleramos as soluções de embalagem circular com nossos parceiros em todo o mundo.”

Embalagens de uso único têm sido um grande desafio para as indústrias de bens de consumo e, também, para restaurantes como McDonald’s e Starbucks que já contam com a parceria do próprio Loop para desenvolver soluções para reduzir o desperdício de embalagens de bebidas. Outro ponto importante neste tipo de iniciativa é mitigar o desperdício de embalagens plásticas gerado em função da pandemia que vivemos hoje. O aumento do consumo de álcool em gel, por exemplo, trouxe um maior volume de embalagens plásticas descartadas, e programas de refilagem ou de coleta seletiva ajudam no processo de reutilização ou reciclagem.

No que se refere à reutilização e ao programa de limpeza de embalagens do Loop existe uma grande preocupação quanto ao padrão de segurança empregado, ainda mais em função da COVID-19. Para garantir que o programa seja completamente seguro, a TerraCycle desenvolveu, em parceria com a Ecolab, um sistema no qual cada copo é higienizado antes de cada uso, tornando-o tão seguro e higiênico quanto um copo descartável convencional e de uso único.

Hoje em dia e cada vez mais, as grandes empresas vêm enfrentado enormes desafios relacionados a embalagens e a como exercer, na prática, a economia circular, cujo grande problema está em mobilizar e engajar os consumidores. Para isso, ações que vão além do benefício ambiental vêm sendo trabalhadas. No Brasil, por exemplo, o grupo Natura&Co, proprietário das marcas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop, anunciou recentemente um programa de devoluções de embalagens para suas lojas físicas das marcas Natura e The Body Shop. Nele, o consumidor poderá levar embalagens vazias para trocar por produtos dessas marcas.

 

Sobre o Loop: O Loop foi lançado em maio de 2019 nos Estados Unidos e na França e está crescendo pelo mundo. Com mais de 300 itens (aumentando continuamente), o Loop fornece tudo que as pessoas precisam em termos de embalagens reutilizáveis. Depois de usar os produtos, os consumidores colocam as embalagens vazias em uma bolsa personalizada do Loop. As embalagens são então recolhidas por um serviço de coleta, limpas, reabastecidas e enviadas aos consumidores novamente.

Opinião

BHB Food
Bruno Basso
Bruno Basso Seguir

Profissional de embalagens com atuação em diversos segmentos da indústria de bens de consumo desde 2001 e, atualmente, coordenando desenvolvimento de embalagens sustentáveis no mercado cosmético.

Ler conteúdo completo
Indicados para você