Especial APAS Show 2023: Suplementos ganham as prateleiras dos supermercados.
A qualidade nutricional dos pratos é uma das preocupações cada vez mais presentes na mesa dos brasileiros. Uma pesquisa revela que 53% da população procura manter uma alimentação saudável em boa parte das refeições e 15% optam por alimentos naturais, orgânicos e pouco industrializados. A estimativa representa um crescimento de 6% em relação ao registrado em 2022.
O estudo inédito foi encomendado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e divulgado durante a 37ª edição da APAS SHOW, maior feira de alimentos e bebidas das Américas, realizada de 15 a 18 de maio (quinta-feira), no Expo Center Norte, em São Paulo. A iniciativa reuniu cerca de 800 expositores voltados para a cadeia supermercadista.
De acordo com Carlos Corrêa, diretor-geral do evento, a pandemia trouxe para as pessoas uma maior preocupação com a saúde e a qualidade de vida. “Essa combinação tem impulsionado o desenvolvimento de produtos naturais e alimentos mais saudáveis que atendam determinadas necessidades dos consumidores. Por isso, a área e o tema receberam destaques esse ano”, afirma.
Suplementos no varejo Com o mercado aquecido, Marcos Oliva, que participou da feira e atua como diretor comercial do grupo Supley, detentor das marcas Max Titanium, Probiótica & Dr. Peanut, acredita que a tendência nos próximos anos é aumentar ainda mais a demanda por produtos saudáveis e suplementos.
“Hoje os suplementos são como era a linha de naturais 15 anos atrás nos supermercados, quando tinha uma prateleira, no máximo, com esses produtos. Mas hoje a gente vê corredores enormes da categoria para o consumidor final. Acredito que é isso que vai acontecer com os suplementos. Em 10 anos, ou até em tempo menor, suplemento vai ser tornar o que naturais é hoje”, pontua.
Nesse sentido, Erica Zago, gerente de marketing de marca da Nutrify, que oferece produtos com matéria-prima de qualidade auxiliando na manutenção e promoção da saúde, ressalta que a APAS SHOW é uma oportunidade para apresentar essas mercadorias. “Os grandes supermercados e varejos estão preocupados com a saúde e com os alimentos saudáveis, com muito interesse na suplementação”, destaca.
Tendência do mercado:
Alimentos com alto teor de proteínaUm dos destaques da APAS SHOW foi a presença das marcas que passaram a investir em produtos com alto teor de proteína, uma tendência que “invadiu” as gôndolas dos mercados nos últimos anos e, cada vez mais, tem conquistado o paladar dos consumidores.
A empresa Verde Campo, marca de laticínios saudáveis, foi a pioneira entre os segmentos tradicionais da área a implementar versões contendo proteínas nos produtos. Na feira, as empresas Danone, Piracanjuba e 3 Corações também mostraram que estão investindo nessa linha.
Da marca Danone, a YoPRO oferece uma variedade de produtos em diferentes formatos, como iogurtes colheráveis, iogurtes líquidos, smoothies e bebidas lácteas UHT, com 15 gramas ou 25 gramas, dependendo do produto, de proteína.
Por sua vez, a Piracanjuba possui uma linha de bebida lactéa chamada de Piracanjuba Whey, com 23 gramas de proteína, sem adição de açúcar, disponível nos sabores banana, frutas vermelhas, cacau e baunilha.
Já a marca 3 Corações uniu as propriedades nutricionais da proteína Whey com o sabor tradicional dos seus produtos, com o intuito de atender as necessidades dos consumidores que praticam exercício físico ou que necessitam de dieta com maior teor de proteínas no dia a dia.
Os produtos estão disponíveis em quatro sabores: Cookies’n Cream, Clássico, Doce de Leite e Chocolate, sendo todos em embalagem pronta para beber, com zero adição de açúcares, zero lactose e baixo teor de gorduras.