Alimentos com gosto e cheiro de cannabis são nova tendência
A indústria alimentícia canábica está se destacando como uma tendência global, impulsionada por inovações que, embora ainda não presentes no mercado tradicional, têm conquistado a preferência de um público crescente. Nos últimos anos, produtos como chás, cervejas e refrigerantes contendo THC (tetrahidrocanabidiol) – o composto psicoativo da Cannabis – ganharam destaque, sendo popularmente conhecidos como bebidas recreativas.
Cânhamo: potência proteica e nutricional para suplementos
Além das bebidas, gomas e balas de CBD (canabidiol), um componente não psicoativo da planta, também entraram em cena como alternativas terapêuticas para aqueles que não se adaptam aos óleos derivados da Cannabis.
Recentemente, o mercado passou a oferecer alimentos enriquecidos com derivados da semente de Cannabis, que é rica em proteínas, ômega 3 e 6, aminoácidos, além de vitaminas B, E, zinco e magnésio. Entre os produtos disponíveis no mercado internacional, destacam-se azeites, farinhas e proteínas em pó, incluindo o whey protein de Cannabis, uma opção vegana que compete com a soja em termos de conteúdo proteico e benefícios como o ganho muscular e a redução do colesterol.
Nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a legislação permite o uso de derivados de Cannabis em alimentos e cosméticos. No Brasil, no entanto, esses produtos ainda são proibidos. Uma exceção à regra é a linha de alimentos com terpenos extraídos da planta, que são óleos aromáticos responsáveis pelo cheiro e sabor característicos da Cannabis. Os terpenos não só conferem um toque gastronômico único, mas também possuem propriedades terapêuticas, influenciando neurotransmissores e promovendo relaxamento ou energização, dependendo do caso.
Essa tendência será um dos destaques da ExpoCannabis Brasil, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro em São Paulo. O evento, que teve sua origem no Uruguai, agora se consolida no Brasil como um ponto de encontro para a indústria da Cannabis, com a participação de pelo menos 16 empresas do setor. Larissa Uchida, CEO da ExpoCannabis, destaca que o público poderá conhecer marcas de cervejas, chocolates, refrigerantes, pães e hambúrgueres enriquecidos com terpenos.
“Queremos ser um ponto de encontro da indústria da Cannabis no país, inspirando novas parcerias, catalisando inovações e promovendo educação sobre os benefícios e desafios do setor,” afirma Uchida.
Fonte: Veja
Imagem jcomp on Freepik
Você também pode gostar desse conteúdo que já publicamos
Conheça o potencial nutricional do cânhamo e seus benefícios
O cânhamo, derivado da Cannabis sativa, está ganhando destaque no setor de nutrição por seu potencial em oferecer todos os nutrientes essenciais ao corpo humano. Apesar de frequentemente associado à indústria têxtil, suas sementes são ricas em ácidos graxos, proteínas e micronutrientes, e vêm sendo utilizadas na produção de alimentos, medicamentos e suplementos.