Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

TENDÊNCIAS

DE TENDÊNCIA À LEGISLAÇÃO: A corrida para a redução de açúcares

A redução de açúcar vem sendo foco desde 2017, devido as medidas adotadas para o combate da obesidade pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Como consequência os países começaram a se mobilizar durante os anos seguintes para transformar essa tendência em legislação, como por exemplo Portugal, França, México, Finlândia, Noruega e Reino Unido.

IMPACTOS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

No Brasil, recentemente houveram mudanças importantes na legislação de rotulagem de alimentos que afetam diretamente produtos com alto conteúdo de açúcar. A RDC nº 429/20 tem como objetivo tornar mais clara as informações contidas nos rótulos para o consumidor.

Para a melhoria na legibilidade das informações nutricionais, a tabela necessita ser declarada em um novo tamanho e área específico do rótulo, com fundo branco e escritas em preto. Além disso, agora passa a ser obrigatória a declaração de açúcares e açúcares adicionados, que antes eram opcionais. A tabela nutricional precisa ser obrigatoriamente declarada para o tamanho de porção de referência e também por 100 g, facilitando a comparação entre produtos e a decisão de compra.

Uma das principais mudanças e novidades nessa nova legislação são os rótulos frontais para alimentos que possuam alto conteúdo de açúcar, gordura e sódio. Na IN nº 75/20 são definidos os critérios para que os alimentos sejam enquadrados dessa forma. Além disso, na instrução são definidas as especificações para alegações nutricionais, como “baixo em”, “reduzido em”, “não contém”, etc.

O EFEITO NO MERCADO

A adoção dos rótulos frontais obrigatórios já foi realizada em anos anteriores por países vizinhos, como Uruguai, Chile e México. Apesar de possuírem diferentes regras para o emprego dos selos, pode-se afirmar que a adoção desse tipo de rotulagem impactou o mercado.

Isso porque, após a implementação da legislação, uma pesquisa no Chile apontou que 26% da demanda por produtos com selos diminuiu e o preço dos produtos sem o selo subiu em 5,5%. Ou seja, a procura por alimentos que com alto conteúdo de açúcar, gordura e sódio diminuiu, trazendo oportunidades para os produtos sem advertência.

Ainda notou que no México 37% dos consumidores diminuíram a frequência de compra de produtos com selos. O selo mais relevante e que teve mais impacto foram sob os produtos com excesso de açúcares. A legislação mexicana é mais rigorosa que a brasileira, tendo como consequência o uso do selo de excesso em açúcar e calorias em 8 a cada 10 produtos.

ALTERNATIVAS AO AÇÚCAR

Com esta inevitável mudança, estamos presenciando o surgimento de inúmeras linhas de produtos que seguem as exigências do consumidor. Pesquisas apontam que o mercado de alimentos e bebidas reduzidos em açúcar foi avaliado em US$ 46,18 bilhões em 2021 e terá taxa de crescimento anual de 8,9% até 2030.

O desafio da indústria está em buscar alternativas para redução e substituição do açúcar para se alinhar as tendências e legislações. A Gramkow trabalha com soluções para essa finalidade há mais de 5 anos. Possuímos em nosso portfólio ingredientes que não só contribuem para a redução do açúcar, mas também agregam funcionalidade à formulação.

GRAMKOW SOLUTIONS

Destacamos a Fibra de Mandioca, que além de contribuir para um rótulo clean label, pode atuar para reduzir em até 23% de açúcar em aplicações como sorvetes, molhos, biscoitos e recheios. É um ingrediente de produção nacional, apresentando vantagens estratégicas de baixo custo e lead time. Apresenta benefícios como a baixa atividade de água, a alta absorção de água e de gordura, que dependendo da aplicação, pode ser crucial para uma melhoria das características do produto final.

Além disso, contamos com uma linha de xaropes que podem ser uma alternativa ao açúcar. Em destaque para o LowPure, que possui um baixo teor de açúcar e maior tolerância digestiva se comparado com os polióis. Além disso, 90% dos seus carboidratos são não digeríveis, conferindo propriedades de fibra.

Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato com nossos especialistas através do e-mail comercial@gramkowsolutions.com

Gramkow Solutions Specialist

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

TENDÊNCIAS

DNA dos alimentos: A receita de sucesso para sua marca

Se o DNA é a receita genética de todos os seres, é claro que os alimentos também o possuem. Mas
TENDÊNCIAS

Sustentabilidade no Prato: Alternativas e Perspectivas

Sustentabilidade significa, sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar, e teve sua origem na primeira Conferência das Nações Unidas sobre