NRF Big Show: saiba quais as principais tendências para o varejo
O avanço da inteligência artificial e a experiência de compra personalizada foram alguns dos principais debates da NRF Big Show, considerada a maior feira do mundo de tendências para o varejo. Na edição deste ano, o evento recebeu 40.000 visitantes. Cerca de 10% do público era de brasileiros.
Durante os três dias da feira, um dos destaques foi o avanço da inteligência artificial generativa, que por meio de ferramentas como o Chat GPT, tem contribuído para a personalização da experiência de compra.
Outro debate foi a utilização de novas tecnologias para gerar diversos dados sobre o comportamento do cliente antes, durante e após as compras. Essas informações, quando analisadas por ferramentas de inteligência artificial, resultam em insights valiosos para personalizar ainda mais a experiência de compra.
Feira destaca importância da loja física
Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci, maior ecossistema de desenvolvimento de produtos exclusivos, foi um dos brasileiros que prestigiou a NRF Big Show 2024. Em entrevista à BHB Food, ele contou que o evento reafirmou a importância da loja física. “A loja não pode ser só mais um lugar, tem que ser uma loja que o consumidor queira ir. Ela precisa ter mais um tom emocional e, para isso, o design pode e deve ser diferenciado, o atendimento muito personalizado e diferenciado, o visual atraente, mercadorias que o cliente possa descobrir, desbravar”, afirma.
De acordo com Sá, a feira reforçou a necessidade de as lojas serem um local atrativo, que possibilitem aos consumidores vivenciarem grandes experiências.
NRF Big Show traz as principais tendências em tecnologia
Na NRF deste ano, vários estandes apresentaram tecnologias de etiquetas digitais que permitem a mudança dinâmica de preços e condições de pagamento, adaptando-se ao momento ou cliente.
Chamada de precificação dinâmica, a prática já é adotada por lojas digitais nos Estados Unidos. A vantagem dessa tecnologia é que ela permite atualizações frequentes e pode oferecer condições exclusivas ao reconhecer clientes fiéis, por exemplo, por meio da biometria.
Porém, mais do que obter dados dos clientes, o evento pontuou a relevância de gerar valor ao consumidor. “Foi falado da importância de conseguir trazer dados do consumidor, mas esses dados precisam gerar valor para o consumidor final. Uma das formas é através de programas de fidelidade. Então, esse foi um tema bastante falado e sobre os cartões de fidelidade, que você faz ofertas customizadas, gerando valor para o consumidor conforme o perfil de consumo e os interesses dele”, destaca Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci.
E, neste sentido, a inteligência artificial é uma grande aliada para analisar a quantidade de dados para o varejo, possibilitar tomar decisões mais rápidas, reduzir erros humanos, aumentar a eficiência e automatizar tarefas.
“Alguns exemplos que foram mostrados são de inteligência artificial ajudando a otimizar estoques, a automatizar processos de pedidos, de faturamento, logística, ajudar a atender clientes e até em plataformas on-line, fazendo recomendações de compra”, conta.
Outros destaques da NRF Big Show estão disponíveis em inglês, no blog da feira.
Você também pode gostar disso:
Taste Charts revela os sabores que vão dominar 2024
Foto: Antônio Sá / Divulgação