Selo eureciclo: como as empresas estão transformando o futuro com compromisso socioambiental
Um sorriso pode revelar muito mais do que se imagina. No mundo das embalagens e da responsabilidade ambiental, o sorriso do selo eureciclo é um indicativo poderoso de compromisso socioambiental. Ele demonstra que empresas líderes no setor alimentício, e de todos os outros segmentos que geram embalagens, estão fazendo mais do que apenas oferecer produtos de qualidade; elas estão cuidando ativamente do impacto ambiental gerado por suas embalagens. A eureciclo, uma empresa de impacto socioambiental, é o elo com essas empresas e juntos estão transformando a maneira como encaramos a reciclagem e, ao fazê-lo, está mudando vidas e o futuro do nosso planeta.
A indústria alimentícia e de bebidas é uma das que representam o maior engajamento com a reciclagem. O segmento já participou da reciclagem de mais de 404 mil toneladas de resíduos. Ao todo, a eureciclo contribuiu para a reciclagem de mais de 828 mil toneladas de embalagens promovendo uma mudança positiva no setor.
E para informar o público sobre o investimento financeiro na cadeia de reciclagem, assim como a garantia de que um volume proporcional realmente foi reciclado, as companhias utilizam o selo eureciclo, um atributo de comunicação que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo por meio de compensação ambiental. Com ele, o consumidor tem a certeza de que as empresas investem no desenvolvimento da reciclagem, além de cumprir a legislação.
No comercial de margarina
A marca de margarinas Qualy, da BRF, compensou mais de 12 mil toneladas de plástico polipropileno nos últimos 12 meses. Isto é 100% do total produzido no mesmo período. As embalagens já foram reinseridas na cadeia, beneficiando mais de 2.000 famílias em 13 estados por meio de melhorias nas condições de trabalho e renda, de forma direta e indireta.
O material utilizado nas embalagens de Qualy é o plástico chamado polipropileno, que garante a proteção e conservação do produto. A marca, que já tinha embalagem 100% reciclável e incentiva o reuso dos potes, agora garante a reciclagem da mesma quantidade do plástico utilizado e ajuda a promover uma cadeia de reciclagem do polipropileno, ainda incipiente em âmbito nacional.
Com a eureciclo, o processo de logística reversa é monitorado e certificado até a sua conclusão. A parceria também contempla o apoio a cooperativas para coletar o equivalente do polímero utilizado nas embalagens e ser vendido para as recicladoras. Depois disso, é transformado em matéria-prima para diversos tipos de produto no mercado como eletrodomésticos, brinquedos, carpetes, autopeças entre outros.
ou no Plant based
A foodtech brasileira Fazenda Futuro também está comprometida com a causa ambiental, fazendo parceria com a eureciclo para compensar 100% dos resíduos que coloca no mercado. A cada embalagem vendida, outra equivalente é enviada para a reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A busca por alimentos saudáveis e com menor impacto ambiental tem chamado cada vez mais atenção dos consumidores. Uma opção vantajosa nessa frente são os produtos feitos à base de plantas, que consomem 96% menos água e 78% menos energia. Neste cenário a foodtech brasileira Fazenda Futuro – primeira empresa de alimentos com embalagens 100% PCR (Post-Consumer Recycled) como primária, com material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1 – firma uma parceria com a eureciclo para a compensação ambiental de 100% dos resíduos que coloca no mercado.
A parceria funciona da seguinte maneira: a cada embalagem comercializada, outra equivalente (mesmo tipo, peso e região) é enviada à indústria transformadora para que não acabe em locais inadequados, prejudicando a natureza. Das mais de 1.6 mil toneladas já recicladas nesta parceria, 838,628 foram de papelão e 817,308 de plástico. Tudo acontece por meio da plataforma tecnológica da eureciclo, capaz de rastrear todo o processo, garantindo, com total transparência, que o volume efetivamente retornou ao mercado e que os profissionais envolvidos na triagem foram contemplados com a remuneração dos certificados de reciclagem.
As embalagens da Fazenda Futuro já são feitas com menos matéria prima: 27% menos plástico (bandeja e tampa) e 15% menos cartão (cinta). Fornecedores certificados em FSC (Forest Stewardship Council) produzirão as cintas cartão e as caixas de embarque. Somado à novidade, ter o selo eureciclo, conhecido por ser um sorriso estampado nos rótulos, ajuda a informar o público sobre o investimento financeiro na cadeia de reciclagem.
Muito além do prato
Mas o impacto da eureciclo não se limita à indústria alimentícia. O mercado de bebidas também viu um crescimento exponencial. Apenas de 2019 a 2022, esse setor compensou mais de 190 mil toneladas de embalagens pós-consumo. Segmentos de limpeza, vestuário, cosméticos e farmacêuticos também representam grandes parceiros da reciclagem. No caso de produtos de limpeza, mais de 84 mil embalagens foram enviadas para a reciclagem.
Preferência nacional : pesquisa revela o impacto dos selos verdes nas decisões de compra dos consumidores
Um estudo recente revelou que o selo eureciclo é o mais conhecido no Brasil quando se trata de iniciativas de reciclagem, e ele influencia positivamente o comportamento dos consumidores e lidera como o selo mais conhecido no Brasil quando se trata de iniciativas de reciclagem. Os resultados da pesquisa demonstram que o selo eureciclo foi reconhecido por mais da metade dos entrevistados e que também influencia positivamente o comportamento dos consumidores e agrega valor às marcas que os utilizam em seus rótulos.
Entre os oito selos pesquisados relacionados à reciclagem no Brasil, o selo eureciclo se destaca como o mais reconhecido e o que já impactou mais consumidores do que a média de outros selos na mesma categoria.
Confira alguns destaques do estudo:
- 52% dos entrevistados conheciam o selo eureciclo e 27% já o viram em produtos e embalagens que consumiram.
- 63% dos participantes indicaram que preferem marcas que possuam selos ou certificações de compromisso.
- 33% afirmam que os selos de reciclagem ou de qualidade são os fatores fundamentais para uma compra.
- 77% dos entrevistados consideram que os selos que demonstram o compromisso das marcas com o meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem são de grande importância.
O levantamento também identificou que:
- 88% dos consumidores respeitariam mais a marca que utiliza o selo;
- 88% dos consumidores considerariam a marca em suas compras;
- 83% dos consumidores passariam a comprar produtos da marca;
- 85% dos consumidores recomendariam a marca a amigos e parentes.
E por que investir na reciclagem é um diferencial?
- Cerca de 60% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro em produtos de marcas comprometidas com o meio ambiente.
- Mais de 86% querem reduzir seus impactos pessoais.
Para os consumidores, o selo eureciclo é mais do que um símbolo; é uma garantia. Ele certifica que as empresas não apenas investem financeiramente na cadeia de reciclagem, mas também garantem que um volume proporcional de embalagens foi realmente reciclado. Além disso, o selo é uma confirmação para os órgãos ambientais de que as empresas estão aderindo à legislação e contribuindo efetivamente para a reciclagem de resíduos equivalentes.
Se aproximar do seu consumidor, promover a sustentabilidade e ainda estar seguro juridicamente é um objetivo para sua empresa? A solução da eureciclo, que tem o selo mais conhecido pelos consumidores, já é utilizada por empresas como Qualy, FazendaFuturo, NotCo, Jasmine. Saiba como fazer parte desse grupo.
QUER FAZER PARTE DESTA TRANSFORMAÇÃO?