Unilever anuncia separação da unidade de sorvetes, incluindo Ben & Jerry’s
Em um movimento visando cortar custos, a gigante de bens de consumo Unilever revelou planos para separar sua unidade de sorvetes do restante de seus negócios. A reestruturação, parte de uma estratégia que se estenderá até 2025, tem potencial para gerar uma economia significativa, estimada em US$ 868,3 milhões.
As ações da empresa reagiram positivamente à notícia, registrando um aumento de mais de 5% no pregão de hoje. No momento desta reportagem, por volta das 10h30, os papéis continuavam em alta, com um avanço de 2,91% na bolsa de Londres.
A divisão de sorvetes, responsável por uma receita de € 7,9 bilhões em 2023, o que representa cerca de 13% do faturamento total da empresa, está programada para operar como uma entidade independente. Segundo comunicado oficial, a Unilever acredita que essa separação possibilitará um desempenho ainda mais eficiente no mercado.
A reestruturação planejada não se limita à divisão de sorvetes. A Unilever anunciou sua intenção de se tornar “uma empresa mais simples e focada”, consolidando suas operações em quatro divisões de negócios distintas: beleza e bem-estar, cuidados pessoais, cuidados domésticos e nutrição.
No entanto, a reorganização não ocorrerá sem impactos. Cerca de 7,5 mil cargos, predominantemente em escritórios ao redor do mundo, estão sob risco. Os custos totais associados à reestruturação são estimados em cerca de 1,2% do faturamento do grupo nos próximos três anos.
Embora os planos ainda estejam em desenvolvimento, a Unilever sinalizou que a separação da unidade de sorvetes é a opção mais provável. Essa decisão marca uma das mudanças mais drásticas sob a liderança do CEO Hein Schumacher, que assumiu o comando da empresa em julho de 2023.
Você também pode gostar disso:
Kraft Heinz NotCompany e Daiya lançam Mac & Cheese vegano
Fonte: Food Innovation
Foto: Reprodução