Fusão entre Zaya e Positive pode triplicar faturamento
A fusão entre Zaya e Positive Company, anunciada na última quinta-feira (12), marca um novo capítulo para o setor de alimentos naturais no Brasil. A Zaya, empresa paulista conhecida por sua linha de alimentos sem glúten feitos à base de mandioca, une forças com a Positive Company, dona de marcas como A Tal da Castanha e Plant Power. A expectativa é triplicar o faturamento da Zaya no primeiro ano da parceria e aumentar sua presença nos pontos de venda de 800 para 20 mil.
Parcerias entre marcas de beleza e doces seguem em alta
A Zaya, fundada em 2017, tem se destacado no mercado de alimentação saudável com produtos que vão de farinhas a snacks sem glúten. Com um faturamento atual de R$ 15 milhões, a empresa traçou a ambiciosa meta de atingir R$ 300 milhões em receita nos próximos três anos. A fusão com a Positive Company permitirá à Zaya ganhar escala, reduzir custos e ampliar significativamente sua distribuição em todo o país.
Para Marcelo Achcar, fundador da Zaya, a parceria é estratégica para aumentar a capilaridade da marca. “Como não conseguimos ter uma capilaridade, o produto acaba ficando caro e restrito. Agora, com essa fusão, teremos capacidade de entregar em muito mais pontos de venda“, explica Achcar.
A Positive Company, que tem o Grupo 3corações como sócio, utilizará sua experiência em distribuição e produção para apoiar a expansão da Zaya. Rodrigo Carvalho, sócio fundador da Positive, acredita que a integração das operações deve ocorrer em até seis meses, seguida de investimentos em capacidade produtiva.
“A expectativa é colocar o produto em muitos mais lugares e usar toda a força de mercado que já temos para uma expansão acelerada nos próximos dois anos”, diz Carvalho.
Com a fusão Zaya Positive Company, a empresa paulista também planeja intensificar seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), com o objetivo de lançar novos produtos e aprimorar suas linhas existentes. A expansão dos snacks saudáveis, especialmente o Zaytas — salgadinho feito à base de farinha de mandioca, que representa 85% do faturamento da empresa —, será um dos focos principais.
A previsão é que, em breve, os produtos da Zaya estejam disponíveis em prateleiras de todo o Brasil, consolidando sua posição no mercado de alimentos saudáveis e ampliando seu alcance no setor.
Fonte: Exame
Imagem: Reprodução
Você também pode gostar desse conteúdo que já publicamos
Redes sociais impactam nos hábitos alimentares, diz relatório
Para além das interações e curtidas, as redes sociais têm influenciado até mesmo os hábitos alimentares. De acordo com o relatório “QTrends – 2024/2025”, da Equilibrium Latam, seis em cada dez pessoas afirmam ter feito escolhas alimentares mais saudáveis como resultado das informações que veem nessas plataformas.
Clique aqui para ler o conteúdo completo.