Redes sociais impactam nos hábitos alimentares, diz relatório
Para além das interações e curtidas, as redes sociais têm influenciado até mesmo os hábitos alimentares. De acordo com o relatório “QTrends – 2024/2025”, da Equilibrium Latam, seis em cada dez pessoas afirmam ter feito escolhas alimentares mais saudáveis como resultado das informações que veem nessas plataformas. A versão gratuita do relatório está disponível neste link, enquanto a versão completa será lançada nesta quarta-feira (31), em São Paulo, exclusivamente para convidados, e estará disponível para aquisição a partir de 05 de agosto.
O estudo também revela que 51% dos consumidores afirmam ter experimentado uma nova receita como resultado de conteúdo visto nas redes sociais. Este dado mostra a capacidade das plataformas digitais de inspirar e incentivar a exploração culinária. Seja através de vídeos rápidos no TikTok ou de postagens detalhadas no Instagram, os consumidores estão descobrindo novas formas de preparar alimentos, transformando suas rotinas alimentares diárias.
Descoberta de novas marcas e produtos
As redes sociais também têm desempenhado um papel importante na introdução de novos produtos no mercado. De acordo com o relatório, 42% dos consumidores relataram ter experimentado uma nova marca ou produto devido às redes sociais.
Porém, além de influenciar o que as pessoas comem em casa, as mídias digitais estão moldando as escolhas para comer fora, uma vez que 29% dos consumidores disseram ter experimentado um novo restaurante com base em recomendações ou conteúdos vistos nas redes sociais. A presença on-line dos estabelecimentos e as avaliações são agora fatores decisivos que podem atrair novos clientes e definir o sucesso de um restaurante.
Uma nova relação com as refeições
O relatório traz ainda que as redes sociais promovem uma reavaliação das relações dos consumidores com a comida. A pesquisa afirma que 28% afirmam ter reavaliado sua relação com a comida após interagir com conteúdos nas mídias digitais.
Conheça o relatório QTrends – 2024/2025, da Equilibrium Latam
A indústria de alimentos enfrenta um período de transformação impulsionado pela tecnologia, sustentabilidade e saúde. O relatório QTrends – 2024/2025, da Equilibrium Latam, aborda essas mudanças por meio de quatro temas principais: consumidor, saúde, sustentabilidade e comunicação.
O relatório correlaciona diversas pesquisas e casos do mercado de alimentos, bebidas e suplementos, abordando as principais tendências. Cada capítulo termina com “Takeaways”, que fornecem diretrizes práticas para orientar as próximas estratégias.
A versão gratuita do relatório é um resumo que oferece uma amostra do potencial de inteligência de mercado do QTrends. A versão completa será lançada em São Paulo, no dia 31 de julho, exclusivamente para convidados, e estará disponível para aquisição a partir de 05 de agosto.
Você também pode gostar desse conteúdo que já publicamos
Lições para uma marca pessoal forte nas redes sociais do Web Summit Rio
A importância de criar uma marca pessoal forte nas redes sociais para impulsionar os negócios é um tema recorrente em mesas de reuniões de executivos junto aos times de inovação e comunicação. Apesar da conhecida relevância da estratégia, o formato ideal pode ser um desafio. A resposta para isso foi sugerida no terceiro dia do Web Summit Rio, de 2023, o maior evento de tecnologia do mundo, que ocorre no Rio de Janeiro (RJ).
Quando essa é a proposta a ser emplacada, existe a necessidade de ter autenticidade, conhecimento do assunto e habilidades com as ferramentas e algoritmos para um resultado bem-sucedido. A argumentação partiu de Sean Kim, presidente da Kajabi e ex-diretor de produto do TikTok.
Em um painel sobre o que chamou de “novas regras” para construir a própria marca pessoal, ao lado da âncora da CGTN América, Elaine Reyes, o executivo ponderou o papel de tais habilidades diante da ideia de se tratar de algo aparentemente simples e acessível a todos. “A ideia é se fortalecer nas redes sociais, mas depois tirar seu público dessas plataformas e levar para o seu negócio”, enfatizou.