Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

TENDÊNCIAS

Indústria alimentícia investe em saúde e bem-estar do público 40+

Até 2030, 16,5% da população da América Latina e Caribe terá 60 anos ou mais, segundo relatório da Mintel. Com isso, a Geração X (entre 42 e 58 anos) e seus hábitos alimentares tornam-se centrais para garantir um envelhecimento saudável. A indústrias alimentícia está atenta a essa mudança, desenvolvendo produtos que atendam às necessidades específicas desse público.

Átila Corral, Diretor de Inovação da Alibra Ingredientes, aponta que a indústria tem uma oportunidade única de se posicionar como aliada do público sênior, inclusive na prevenção de doenças. “Existem hoje produtos alimentícios nutricionalmente balanceados que podem auxiliar na prevenção de doenças relacionadas à idade, como osteoporose, sarcopenia, diabetes e problemas cardiovasculares”, explica.

Tetra Pak e Santa Clara lançam leite fortificado para 50+

Mudança nos hábitos alimentares

O relatório da Mintel também revela que 57% dos brasileiros da Geração X priorizam uma alimentação saudável. Esse comportamento impulsiona a busca por alimentos não apenas saborosos, mas também funcionais, práticos e personalizados.

Segundo Corral, “a mudança de mindset do público 40+ está impulsionando a indústria a criar produtos que promovam bem-estar e qualidade de vida em diversos aspectos, como controle de peso e saúde hormonal”.

Apesar dessa conscientização crescente, nem todos os integrantes da Geração X compreendem o impacto da alimentação na saúde. Dados da Pan American Health Organization (PAHO) revelam que, embora tenham mais acesso à informação e expectativa de vida elevada, os integrantes dessa geração também apresentam maiores índices de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Redes sociais impactam nos hábitos alimentares, diz relatório

Para Corral, a indústria tem papel fundamental na promoção da educação nutricional. “Cada fase da vida traz suas singularidades, e o público 40+ precisa entender como alcançar bem-estar, com apoio de uma alimentação balanceada. Mais do que investir em inovação, é essencial que as empresas se aproximem de seus clientes e contribuam para sua conscientização”, afirma.

Ingredientes da indústria alimentícia para a Geração X

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a fortificação de alimentos com vitaminas e minerais como uma estratégia relevante para a saúde pública. A Geração X, muitas vezes deficiente em nutrientes, demanda alimentos enriquecidos que ajudem a suprir essas necessidades.

A indústria alimentícia responde com produtos funcionais que vão além do valor nutricional básico, como óleos e gorduras em pó ricos em ácidos graxos insaturados (Ômega 3, 6 e 9) e proteínas do leite. A Alibra, por exemplo, oferece a linha OilaNutra, com sistemas à base de gorduras e óleos especiais, voltados para nutrição clínica e esportiva; e o Caseinato de Cálcio, para produtos funcionais e suplementos.

Encontro em SP discute futuro da alimentação saudável no país

“Nosso compromisso é criar inovações que impactem positivamente a vida dos consumidores 40+, contribuindo para sua longevidade e qualidade de vida”, ressalta Átila Corral. A empresa busca se adaptar constantemente à realidade desse público, valorizando mudanças de comportamento e necessidades ligadas à alimentação.

Fonte: MilkPoint
Imagem: Freepik

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

TENDÊNCIAS

DNA dos alimentos: A receita de sucesso para sua marca

Se o DNA é a receita genética de todos os seres, é claro que os alimentos também o possuem. Mas
TENDÊNCIAS

Sustentabilidade no Prato: Alternativas e Perspectivas

Sustentabilidade significa, sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar, e teve sua origem na primeira Conferência das Nações Unidas sobre