Em BH, drinques prontos devem crescer até 115% na Copa

Em Belo Horizonte (MG), os drinques prontos podem crescer até 115% na Copa do Mundo, segundo projeções de marcas do setor. O avanço está associado a lançamentos, ações promocionais e ao aumento do fluxo em bares e eventos durante o torneio.
Rei do Mate amplia café da manhã com bebidas proteicas
A expectativa reflete o momento da categoria de ready to drink (RTD), que ganhou tração nos últimos anos e deve se beneficiar de ocasiões coletivas de consumo, como a transmissão dos jogos.
Drinques prontos em BH avançam com novos lançamentos
Entre as movimentações, a Xá de Cana projeta crescimento de pelo menos 30% nas vendas entre junho e julho. Para a Copa, a empresa prepara o lançamento de uma versão sem álcool, com chegada prevista a cerca de 400 pontos de venda em Belo Horizonte.
A marca, que entrou no mercado em 2024, alcançou faturamento próximo de R$ 2 milhões em 2025 e projeta crescimento de 30% em 2026. A nova versão busca ampliar o alcance para públicos que priorizam opções sem álcool.
Parcerias e ativações sustentam estratégia comercial
O Grupo Xeque Mate Bebidas aposta em parcerias com estabelecimentos que irão transmitir os jogos, além de ações promocionais no varejo.
Nos bares da rede Mascate, a estratégia inclui transmissão das partidas e mecânicas de fidelização: consumidores que atingirem determinado valor de consumo acumulam benefícios para uso nas unidades. A companhia também reforça sua linha de bebidas mistas, com foco em sabores tropicais.
Consumo em bares impulsiona diferentes categorias
O aumento do fluxo em bares e restaurantes durante a Copa deve impactar também outras bebidas. A sidra artesanal da Manza projeta triplicar as vendas no período, apoiada na presença em cerca de 50 estabelecimentos em BH.
A estratégia inclui ações promocionais nos dias de jogos e parcerias com casas para ampliar a visibilidade da marca. A empresa registrou crescimento de 200% no primeiro trimestre do ano, na comparação anual, e busca manter o ritmo ao longo da temporada.
Marcas ampliam presença e investem em lifestyle
A Lambe Lambe projeta crescimento de até 115% nas vendas durante a Copa, em comparação com a edição de 2022. O aumento é atribuído, em parte, ao cenário mais aquecido do setor em relação ao período pós-pandemia.
Além dos drinques prontos, a marca investe em ações de relacionamento, como o lançamento de uma camisa temática e ativações em pontos de venda. A empresa também prevê aumento de até 15% na capacidade produtiva entre junho e agosto, com possibilidade de expansão adicional conforme a demanda.
Sorgo avança em bebidas e ganha espaço na cerveja sem glúten
Calendário e eventos reforçam potencial de consumo
Para a Vanfall Destilaria, o calendário de jogos da seleção brasileira — com partidas em finais de semana e à noite — tende a favorecer o consumo.
A expectativa é que o comportamento observado no Carnaval, período de alta demanda para bebidas prontas, se repita durante a Copa. Além disso, eventos e ativações em diferentes pontos da cidade devem contribuir para o aumento das vendas.
Fonte: Diário do Comércio
Foto de Say S. na Unsplash



