Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

Plant based

Governo debate regulamentação de produtos à base de plantas

Nesta terça-feira (24), o Ministério da Agricultura realizará uma audiência pública para debater os parâmetros de regulamentação dos produtos à base de plantas, como hambúrgueres vegetais, leites de amêndoas e queijos veganos. A nova regulamentação busca estabelecer regras claras para a comercialização e rotulagem desses itens, trazendo mais segurança para consumidores e indústrias.

Novo marco regulatório de regularização de alimentos e embalagens entra em vigor

Entre as propostas, as embalagens deverão conter a expressão “produto vegetal análogo a”, seguida pela denominação do produto animal correspondente. Essa rotulagem visa garantir que os consumidores compreendam que produtos vegetais análogos não substituem nutricionalmente os de origem animal.

Karina Leandro, auditora fiscal e coordenadora de Regulamentação da Qualidade Vegetal do Mapa, ressalta que a regulamentação oferece segurança jurídica às empresas, permitindo inovação e competitividade no setor. As novas normas também podem facilitar a exportação, ao atender padrões internacionais.

O tema da regulamentação será novamente debatido no Sedagro (Seminário de Defesa Agropecuária), que ocorrerá durante a Expomeat, em São Paulo, entre esta terça e quinta-feira (26).

O mercado de produtos à base de plantas está em expansão. Em 2021, o setor movimentou R$ 821 milhões no Brasil e US$ 12,1 bilhões globalmente, segundo dados do setor.

Fonte: Brasil Agro
Imagem: Freepik

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

COLUNAS Plant based

O que esperar do mercado lácteo, quando o futuro parece ser plant based? 

Carolina Godoy Head of Growth & New Digital Business – Grupo Equilibrium Nutricionista, Técnica em alimentos e MBA em marketing O
Indústria de ingredientes tem se destacado na evolução do cenário alimentício
Plant based

Indústria de ingrediente: inovações impulsionam crescimento de produtos plant-based

Com o crescimento exponencial do mercado de proteínas vegetais, substitutos da carne à base de plantas e produtos lácteos alternativos,