Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

EMBALAGENS

Anvisa agiliza regularização de embalagens recicladas para alimentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou uma mudança nas regras para embalagens de alimentos feitas com material reciclado PET-PCR grau alimentício. Agora, não será mais necessário um registro prévio pela agência para esses produtos.

Publicada em 22/02/24, a Resolução da Diretoria Colegiada RDC 843/2024 e a IN 281/2024 visam simplificar o processo de regularização para o setor alimentício, reduzindo a burocracia para produtos de menor risco, ao mesmo tempo que mantém o rigor para produtos de maior risco ou com histórico de denúncias.

Uma das principais alterações afeta a categoria de embalagens recicladas PET-PCR grau alimentício, classificada como de risco intermediário. Anteriormente, empresas precisavam obter aprovação da Anvisa antes de comercializar resina para artigos precursores e embalagens finais destinadas ao contato com alimentos. Esse processo moroso agora é dispensado com a nova legislação.

Em vez do registro, será exigida uma notificação junto à Anvisa. Embora os fabricantes ainda precisem fornecer informações à agência, essa mudança permite que as embalagens recicladas entrem no mercado de forma mais ágil.

As novas obrigatoriedades incluem a notificação para resina de PET-PCR grau alimentício e artigos precursor ou embalagens finais, bem como a comunicação de início de fabricação ou importação junto às autoridades sanitárias locais.

Essa notificação, protocolada junto à Anvisa, seguirá critérios definidos na RDC 843/2024 e IN 281/2024 e será deferida automaticamente, sem avaliação prévia pela agência. A oferta do produto no mercado só poderá começar após o protocolo da notificação.

Essas mudanças entram em vigor a partir de 1º de setembro de 2024, representando um avanço significativo na agilização da regularização de embalagens recicladas para alimentos.

Você também pode gostar disso:
Indústria de ingrediente: inovações impulsionam crescimento de produtos plant-based

Fonte: embalagemmarca

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

EMBALAGENS Embalagens de alimentos

Selo eureciclo: como as empresas estão transformando o futuro com compromisso socioambiental

Um sorriso pode revelar muito mais do que se imagina. No mundo das embalagens e da responsabilidade ambiental, o sorriso
EMBALAGENS

Você sabe qual o significado dos números em rótulos de embalagens plásticas?

Imagem: Freepik A numeração dos vários tipos de polímeros contribui para alavancar os índices de coleta em todo país e