EMBALAGENS

Confira as tendências de embalagens sustentáveis para 2024

As principais tendências de embalagens para 2024 refletem uma evolução contínua nas preferências dos consumidores, impulsionada por fatores como sustentabilidade, tecnologia e uma abordagem mais centrada no cliente e na experiência.

O compromisso com a sustentabilidade se consolida como um eixo central na evolução da embalagem. As marcas estão, cada vez mais, comprometidas em fortalecer essa busca, focando na utilização de matérias-primas de fontes certificadas, com conteúdo reciclado ou no desenvolvimento de soluções ecológicas para suas embalagens.

De acordo com a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem), o setor está experimentando um crescimento notável impulsionado pela busca por produtos especializados e pelo aumento do consumo no Brasil.

O CEO da empresa Packster, Jack Strimber, destaca a importância de entender as novidades do mercado. “Entender as tendências no setor de embalagens é crucial para empresas que buscam não apenas acompanhar, mas também antecipar as demandas do setor. A evolução nesse campo vai além da estética, refletindo mudanças nos padrões de consumo, sustentabilidade e inovações tecnológicas”, pontua.

Tendências em embalagens que devem ganhar destaque em 2024

Jack Strimber traz alguns apontamentos que devem ser destaque neste ano. Confira:

  • Minimalismo sustentável: combinação de design minimalista com materiais sustentáveis e recicláveis;
  • Tecnologia na embalagem: experiências interativas com uso de QR Codes, integração com rastreabilidade e informações detalhadas sobre o produto/campanha/promoção, e impressão 3D;
  • Impactos Sensoriais: Utilização de texturas, relevos e acabamentos táteis para criar uma experiência sensorial ao toque;
  • Personalização: embalagens adaptadas com base em preferências, localização geográfica ou eventos específicos, e impressão digital que facilita a produção em tiragens menores com designs personalizados;
  • Embalagens reutilizáveis: designs que incentivam a reutilização, seja por meio de embalagens duráveis e funcionais, com a ideia de prolongar a vida útil da embalagem.

Essas tendências refletem o crescente destaque na valorização da experiência do consumidor e na demanda por produtos social e ambientalmente responsáveis.

Você também pode gostar disso

Embalagens Bioelements recebem Prêmio Embanews 2024

A Bioelements, empresa líder em soluções sustentáveis para embalagens, foi premiada na 31ª edição do Prêmio Brasileiro de Embalagem Embanews – Troféu Roberto Hiraishi 2024. Os produtos vencedores foram o “Bio Flyer E-Commerce Privalia First Buy” e a “Sacola Ifood Alimento para a Terra”, ambos na categoria Sustentabilidade, e nas subcategorias Desenvolvimento ou Aplicação de Matéria-Prima Sustentável e Design e Produção de Embalagem Ecológica, respectivamente.

Adriana Giacomin, Country Manager da Bioelements no Brasil, destaca o compromisso da empresa com soluções inovadoras e sustentáveis para diversos segmentos. “Investimos fortemente em P&D e estamos sempre inovando por meio do lançamento de embalagens sustentáveis e de qualidade. Por isso, esses prêmios nos orgulham. São oito anos de muito trabalho para oferecer ao mercado produtos com diferenciais tão importantes”, ressalta.

Clique aqui para ler o conteúdo completo.

Imagem: Divulgação

Kely Gouveia

Kely Gouveia

About Author

Editora Chefe; Head de inovação e Negócios Jornalista focada em educação, arte, tecnologia, empreendedorismo e todas as atividades que possam causar impacto no mundo. Em março de 2023, se juntou à equipe da Equilibrium Latam para compor o time e atuar em inovação para projetos como o BHB Food e a Academia da Nutrição.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

EMBALAGENS Embalagens de alimentos

Selo eureciclo: como as empresas estão transformando o futuro com compromisso socioambiental

Um sorriso pode revelar muito mais do que se imagina. No mundo das embalagens e da responsabilidade ambiental, o sorriso
EMBALAGENS

Você sabe qual o significado dos números em rótulos de embalagens plásticas?

Imagem: Freepik A numeração dos vários tipos de polímeros contribui para alavancar os índices de coleta em todo país e