Minas Gerais sedia evento para valorização das PANC
As cidades de Sete Lagoas e Prudente de Morais, em Minas Gerais, receberão o HortPANC 2025 entre os dias 1º e 3 de julho. Organizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), o evento reunirá produtores, pesquisadores, estudantes e consumidores para debater e promover as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC).
Mercado de ingredientes plant-based cresce e se diversifica
Para Marinalva Woods Pedrosa, pesquisadora da Epamig e uma das coordenadoras do HortPANC, Minas Gerais é o cenário ideal para o encontro. “Minas Gerais é puro PANC. Nossos hábitos alimentares estão profundamente ligados às tradições regionais, o que torna natural sediar o HortPANC aqui”, destaca.
O evento é uma oportunidade para diferentes setores da cadeia produtiva trocarem experiências e conhecimentos. Produtores, nutricionistas, indústrias e consumidores terão espaço para explorar os potenciais das PANC, desde suas características nutricionais até sua incorporação em dietas e produtos alimentícios.
“A proposta do HortPANC é valorizar nossa biodiversidade e costumes regionais, alinhando tecnologias modernas aos saberes ancestrais. É um espaço para apresentar soluções que atendam às demandas dos consumidores e promovam o consumo consciente”, explica Izabel Cristina, também coordenadora do evento.
Embora as PANC muitas vezes não façam parte das estatísticas do mercado formal, elas têm forte presença em festivais culturais e festas regionais, como o Festival do Ora-pro-nóbis em Sabará e a Festa do Pastel de Angu em Itabirito.
Cogumelos transformam bem-estar e revolucionam mercado global
A expectativa para o 8º HortPANC é fomentar redes de contato e gerar propostas que integrem sustentabilidade, respeito às tradições e inovação na produção e consumo dessas plantas. “O respeito às nossas origens, à natureza e ao conhecimento das comunidades é o princípio que guia todo o evento”, conclui Marinalva.
Fonte: Revista Cultivar
Imagem: Reprodução