Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NIS 2023

ESG e IA no entorno da indústria de alimentos

Ambos os temas estiveram em pauta durante conferências realizadas no NIS com palestras lideradas por executivas com cases nestes segmentos

Conectada aos conceitos que têm ditado o rumo dos negócios e do comportamento no ambiente corporativo, a indústria de alimentos está atenta às possibilidades que as práticas ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e a IA (Inteligência Artificial) têm a oferecer para o setor. Ambos os temas estiveram em pauta durante conferências realizadas no segundo e último dia do NIS 2023 (Nutri Ingredients Summit), realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), entre 30 e 31 de maio.

Elementos que podem ser aproveitados para tentar chegar a uma resposta sobre “para onde queremos ir?”, quando o assunto é ESG na produção de alimentos, foram apresentados por Cris Leonhardt, que é especialista em Marketing & Inovação, fundadora da Sra. Inovadeira e CEO da Manbu. Os pilares de governança ambiental, social e corporativa, ela reforça, não são “só olhar para a natureza”. “Tudo tem que caminhar junto”, destaca.

O processo de industrialização permitiu maior acesso aos alimentos, mas nos quesitos saúde e meio ambiente os dados que o setor emitem são de alerta, como em relação a impactos ambientais e doenças crônicas. Para Cris, a indústria deve olhar para a diversificação e diminuir a pressão em cima de recursos.

A apresentação dela mostrou de que 6 mil plantas comestíveis, apenas 200 tem produção em larga escala. Destas, somente nove representam 66% da produção de alimentos – entre elas estão milho, soja, trigo e arroz. Parte do efeito disso é a maior utilização de agrotóxicos.

A executiva também lançou mão do argumento de que crescer é diferente de prosperar e que o conceito de design thinking pode não ser o ideal na perspectiva de ESG na indústria de alimentos. “Temos que colocar o planeta no centro e não o usuário”. Essa ideia também passa por reforçar a economia circular e priorizar produtos que sejam duráveis.

Aproveitamento de IA para desenvolvimento de produtos

O case de IA apresentado no NIS atende pelo nome de Giuseppe, utilizado pela NotCo. Trata-se de um super banco de dados que roda num software a fim de oferecer soluções para o desenvolvimento de produtos, segundo a engenheira de alimentos e diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, Cynthia Pereira. A ferramenta dá dicas de formulações para imitar produtos de origem animal, por exemplo.

“Ele ajuda a olhar para ingredientes que, enquanto engenheira, jamais pensaria. Isso porque ele analisa moléculas que possam replicar o que se quer. Por exemplo, o software sugere usar abacaxi para replicar um sabor lácteo. Cabe ao time de P&D descobrir se é abacaxi em suco, extrato, pó, in natura, em qual concentração”, demonstrou Cynthia, a respeito dos usos da IA na rotina da NotCo.

Com a capacidade de filtrar as características que desejadas em um produto, o Giuseppe otimiza e agiliza o processo de criação, além de acelerar o clássico formato de tentativa e erro. O nome dado à IA da marca teve como inspiração o pintor italiano que fazia quadros com vegetais.

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

Imagem do WhatsApp de 2023-06-02 à(s) 08.48.20
NIS 2023

As ideais que a indústria deve ter em mente para Pesquisa, Desenvolvimento e Qualidade

Agenda por parte da liderança para inovação atrelada à capacidade dos demais setores em otimizar processos é defendida por conselheiro
A AAK desenvolve e fornece soluções de óleo vegetal com valor agregado em uma colaboração próxima com nossos clientes, permitindo-lhes alcançar resultados de negócios duradouros.
NIS 2023 TENDÊNCIAS

Inovação nos ingredientes e na ativação é a forma como a AAK se destacou no NIS – Nutri Ingredients Summit

A AAK desenvolve e fornece soluções de óleo vegetal com valor agregado em uma colaboração próxima com nossos clientes, permitindo-lhes