[ editar artigo]

6 passos para o desenvolvimento de um produto de sucesso

6 passos para o desenvolvimento de um produto de sucesso

Você já conhece os passos mais importantes para o desenvolvimento de novos produtos?

Se você pretende transformar uma grande ideia em um sucesso de vendas, ou entender como funciona o desenvolvimento de um produto, aqui você terá dicas valiosas da concepção à comercialização de um produto que atenda às expectativas dos consumidores no mercado de alimentos.

Rodrigo Studart, fundador da LOWKO, marca de sorvetes saudáveis com 3 anos de existência e que já fatura mais de 5 milhões por ano destacou os passos mais importantes para o desenvolvimento de um produto:

  1. Entender as tendências no Brasil e no mundo:

Inicialmente Rodrigo pesquisou sobre uma super têndencia no setor de sorvetes fora do Brasil e começou a construir a ideia e planejar como seria seu negócio. Ele também utilizou recursos da Universidade de Chicago, durante seu MBA, para entender como tirar um negócio do zero. Mas, só tomaria a decisão de seguir em frente com a ideia da marca de sorvetes após a finalização do curso.

 

2. Desenhar um plano de negócios:

Com uma ideia em mente e após ganhar um projeto de aceleração na universidade de Chicago, Rodrigo tomou a decisão de investir em sua marca. Primeiro conversou com a indústria de alimentos aqui no Brasil, para entender sobre a categoria de sorvetes. Em segundo lugar, partiu para a construção de sua marca.

’’ O produto além de ser saudável, precisa ter sabor’’, diz Rodrigo Studart.

A construção da marca começou com a montagem de um time, com pessoas para assessorarem Rodrigo, uma nova sócia e pessoas experts em sorvete, que já tinham vivenciado em outras empresas a operação de uma marca de sorvetes.

Durante esta construção tiveram um consultor especializado em sorvetes (P&D) para o desenvolvimento das receitas. Entretanto, hoje eles já criaram um P&D próprio, duas pessoas responsáveis para trazer formulações técnicas na produção de sorvetes, mas ainda assim, o CEO, P&D e marketing participam do processo de desenvolvimento do produto.]

Também é necessário analisar as variáveis do produto, preço, comunicação, distribuição, público-alvo, projeções financeiras e análise da concorrência no mercado.

 

3. Desenvolvimento do produto

Durante a fase de desenvolvimento, o plano do produto será colocado em prática e a ideia final materializada. O processo envolve aspectos básicos como a criação de várias versões (receitas) até chegar em uma aceitável, optando por ingredientes de origem natural, com baixa caloria, que seguem as tendências atuais do mercado de alimentos e bebidas.

Entram na lista também um local apropriado para o desenvolvimento do produto, questões técnicas de qualidade, o design do produto, criação da marca, fabricação, embalagem e questões burocráticas como patentes, licenças e certificações.

 

4. Validação de mercado

Nesta etapa do processo é necessário realizar testes com o consumidor, selecionando uma amostra de pessoas para uma análise sensorial do produto, utilizando grupos de consumidores alinhados à persona do produto, para confirmar se o resultado daquele produto atende às expectativas do público em geral.

‘’Não adianta querermos a perfeição de um produto, às vezes ele chega a um ponto que vai caminhando e depois vamos ajustando, se não acaba sendo desesperador olhar o desenvolvimento de um produto que já está no 38º teste e ainda não foi lançado. Mas, é claro que precisa estar em um nível aceitável e atender os parâmetros necessários.’’, diz Rodrigo Studart.

 

5. Buscar investidores

 

É muito importante pautar os investimentos necessários para o lançamento do produto, portanto, investimentos de fundo e estratégicos que alavanquem o seu negócio pode ser uma boa opção.

Ao procurar um investidor é necessário apresentar seu plano de negócios, para que ele tenha clareza sobre o planejamento da sua empresa, entendendo como será o funcionamento e o processo organizacional. E consequentemente, terá interesse em injetar capital no seu projeto

 

6. Lançamento do produto

Para o lançamento e fidelização de um produto é importante contar com uma campanha de lançamento muito bem estruturada, que atinja em cheio o público-alvo nas mídias certas e com a mensagem certa.

Além disso, a distribuição deve garantir a disponibilidade do produto em pontos estratégicos, para garantir que a novidade chegue até os consumidores antes de iniciar a campanha de lançamento.

AGRADECEMOS ao Rodrigo Studart, CEO da Lowko.

Foto do perfil de Rodrigo Studart

Quer ouvir a conversa com ele na íntegra e saber quais segredos estão envolvidos na construção de uma startup de sucesso? Ouça o último episódio do BHB Foodcast.

 

Food Trends

Ler conteúdo completo
Indicados para você