Berna investe R$ 900 mil em salsicha sem nitrito

A salsicha sem nitrito está no centro de uma nova etapa de reformulação do portfólio da Berna. A fabricante investiu R$ 900 mil em infraestrutura, testes e pesquisa e desenvolvimento (P&D) para criar versões de hot dog sem o conservante sintético e estabeleceu a meta de retirar o componente de todas as suas salsichas até o fim de 2027.
O investimento viabilizou produtos como Swiss Dog, feita com blend bovino e suíno e redução de sódio, e All Beef, 100% bovina e inspirada no estilo americano. Segundo a empresa, o valor aplicado no projeto já foi recuperado com o desempenho comercial das novas opções.
Cacau Show e Toy Story unem pipoca e colecionáveis
A Berna também desenvolveu uma salsicha vermelha para hot dog sem nitrito, apresentada pela companhia como a primeira desse tipo no Brasil. O projeto buscou manter a aparência característica do produto, considerada pela fabricante um fator importante para a aceitação entre os consumidores brasileiros.
Salsicha sem nitrito amplia participação nas vendas
As novas versões de salsicha sem nitrito para hot dog já correspondem a 18% do volume comercializado da categoria pela Berna.
Além delas, a fabricante mantém as linhas brancas de receita suíço-germânica Weisswurst e Kalbsbratwurst, que nunca utilizaram nitrito e representam 24% das vendas. Considerados em conjunto, os produtos sem o componente respondem, segundo a empresa, por 41% das vendas de salsichas.
A diferença entre a soma dos percentuais individuais e o total informado pela companhia pode decorrer do arredondamento dos dados.
No varejo especializado, que reúne supermercados, padarias e empórios, a Swiss Dog assumiu a liderança de vendas entre as salsichas do portfólio da Berna.
A adesão também aparece na base de clientes empresariais. De acordo com a fabricante, 45% dos clientes B2B ativos no varejo já comercializam pelo menos uma opção sem o aditivo.
Berna prepara fábrica para retirar nitrito do portfólio
O desempenho comercial das novas versões levou a companhia a acelerar os planos para sua fábrica em Louveira, no interior de São Paulo.
Para atingir a meta de eliminar o nitrito de todas as salsichas até o final de 2027, a Berna iniciou a readequação do layout industrial e planeja ampliar a capacidade de pasteurização. O projeto prevê a aquisição de novos equipamentos de processamento e sistemas de resfriamento rápido.
A mudança mostra que a reformulação não se restringe à composição dos produtos e também demanda adaptações no processo industrial.
“Produtos como a Weisswurst e a Kalbsbratwurst sempre foram produzidos por nós sem nitrito, mas a cor branca tem menor adesão ao paladar do brasileiro. Nosso desafio técnico foi transpor essa característica para a salsicha vermelha sem perder a identidade”, afirma João Rodolfo Häfeli, CEO da Berna.
Cor da salsicha entra no desafio de reformulação
A questão levantada pela Berna chama atenção para um aspecto relevante no desenvolvimento de alimentos reformulados: a necessidade de conciliar mudanças na composição com características reconhecidas pelo consumidor.
No caso da salsicha para hot dog, a empresa identificou a cor como uma das barreiras para ampliar a aceitação das versões sem nitrito. As linhas Weisswurst e Kalbsbratwurst comprovavam que a fabricante já dominava a produção sem o componente, mas apresentavam coloração branca, diferente daquela associada ao produto mais consumido no Brasil.
Ateliê lança linha de refeições proteicas Power Protein
O desenvolvimento da versão vermelha buscou solucionar justamente essa questão e permitir que a estratégia fosse estendida a uma parcela maior do portfólio.
Com a resposta comercial obtida até agora, a salsicha sem nitrito deixa de ser uma iniciativa restrita a alguns produtos da Berna e passa a orientar investimentos industriais da companhia. A próxima etapa será ampliar a estrutura produtiva para cumprir a meta de retirar o componente de todas as salsichas até o fim de 2027.
Fonte: Giro News
Imagem: Giro News / Reprodução




