[ editar artigo]

Fabrica Meatz lança carne louca vegetal

Fabrica Meatz lança carne louca vegetal

A Fábrica Meatz, foodtech brasileira, acaba de lançar a carne louca feita de jaca, que tem como base apenas a fibra das frutas. Este é o primeiro produto do tipo no mundo e marca também o lançamento no mercado brasileiro.

 

Pronta para o consumo, além da fruta sua fórmula inclui azeite de oliva extravirgem, chá preto e carvão ativado vegetal, além de nutrientes como ferro, vitamina B12 e D2. A jaca é conhecida por seu alto teor antioxidante e é rica em carboidratos, potássio, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C.

 

Para chegar até o produto final, foram necessários dois anos de pesquisa e desenvolvimento, envolvendo uma cadeira completa e o processo totalmente automatizado de fabricação.

“No Brasil essa fruta é abundante, mas ainda tratada como uma comodity de pouco valor. O que fizemos foi agregar tecnologia para valorizar produto nacional”, diz Le Mendes, um dos fundadores da empresa, referindo-se ao investimento de R$ 2 milhões, feito pela empresa para a criação e lançamento do primeiro produto. “Metade desse valor foi utilizado em pesquisa e desenvolvimento”, explica Pedro Ian, também fundador da empresa, a respeito do desenvolvimento do produto que levou dois anos.

Além de produzir carne vegetal, o objetivo da Fábrica Meatz é desenvolver maiss tecnologia no Brasil. “Com isso agregamos valor ao que já temos aqui, como é o caso da fibra de jaca. Acreditamos que isso contribui para que o país se coloque como protagonista no cenário mundial de tecnologia aplicada”, diz Le Mendes.

A empresa é resultado da fusão entre a Behind, a primeira a produzir carne feita de plantas do Brasil, e a Meatz, especializada em produtos alimentícios à base de jaca. E a novidade pode ser encontrada inicialmente nas redes de varejo Casa Bueno, Naturalis e Empório La Granola, além de em alguns lugares de São Paulo, capital e interior.

Para o primeiro trimestre de 2022 a empresa planeja mais dois lançamentos: uma opção inovadora de carne de frango vegetal e um hambúrguer plant based mais nutritivo.

Fonte: Super Varejo.

 

Lançamentos

Ler conteúdo completo
Indicados para você