LANÇAMENTOS

Tetra Pak e Amazon Flavors lançam caldo de tucupi em caixinha

O caldo de tucupi acaba de ganhar uma versão inédita em embalagem cartonada, fruto da parceria entre Tetra Pak e Amazon Flavors. A iniciativa marca a chegada do primeiro caldo de tucupi com jambu em caixinha, ampliando o acesso a um ingrediente tradicional da Amazônia com conveniência, segurança e maior alcance logístico.

Ingredientes amazônicos impulsionam indústria alimentícia

Desenvolvimento e tecnologia a serviço da Amazônia

O produto foi criado na planta-piloto da Tetra Pak, com apoio técnico para formulação, testes e suporte no envase industrial. Natural, sem conservantes e produzido com mandioca brava fermentada e jambu selecionado, o caldo de tucupi mantém suas características sensoriais graças à tecnologia de processamento e à embalagem asséptica, que assegura validade de até um ano sem refrigeração.

Segundo Julio Lobato, fundador da Amazon Flavors, a escolha pela embalagem cartonada foi decisiva para viabilizar distribuição nacional e atender à demanda crescente por alimentos naturais e sustentáveis. “A tecnologia da embalagem dispensa conservantes, amplia o tempo de prateleira e é totalmente reciclável”, afirma.

Cocriação e suporte industrial

A Tetra Pak participou de todas as etapas, do desenvolvimento da formulação ao apoio na seleção de um co-packer, garantindo padrão de qualidade sem que a Amazon Flavors precisasse investir em estrutura fabril própria.

O processo envolveu testes no Centro de Inovação ao Cliente (CIC), criado no Brasil em 2017, que oferece ambiente de cocriação para a indústria de alimentos e bebidas.

O resultado preserva o perfil sensorial do caldo de tucupi, cor, aroma, sabor e viscosidade, reduz perdas logísticas e amplia o alcance comercial, permitindo que o ingrediente amazônico chegue a novos consumidores e mercados.

Caldo de tucupi: sustentabilidade e impacto territorial

O lançamento dialoga com compromissos ambientais e sociais das duas empresas. Hoje, 46 famílias de agricultores fornecem a mandioca usada na produção, garantindo rastreabilidade, renda local e valorização da biodiversidade. Durante a COP30, em Belém, visitantes puderam degustar o novo caldo de tucupi em pontos de experimentação.

AMAZ lança bebida funcional, natural e sustentável no Brasil

Para Luis Kühl, diretor de Novos Negócios da Tetra Pak Brasil, a iniciativa fortalece modelos alimentares mais sustentáveis. “Ao apoiar soluções que conectam biodiversidade, agricultura familiar e embalagens responsáveis, contribuímos para cadeias que valorizam o meio ambiente e impulsionam a economia regional.”

Lobato destaca que a mandioca é um alimento ancestral dos povos indígenas e vê no produto uma forma de reforçar essa origem. “Talvez esse seja o primeiro alimento tradicional da Amazônia envasado em caixinha. É um passo importante para valorizar a floresta e quem vive nela.”

Luiza Cazetta

Luiza Cazetta

About Author

Luiza Cazetta é jornalista e produz conteúdo digital desde 2018.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

LANÇAMENTOS

Hershey’s lança sua primeira barra de chocolate recheada

A fabricante de chocolates Hershey’s entra no segmento de barras recheadas com o Special Milk. A novidade chega com recheio nos
LANÇAMENTOS

Estrella Galicia lança duas cervejas sem álcool

A cervejaria espanhola Hijos de Rivera, dona da marca Estrella Galicia apresenta duas novidades sem álcool: Estrella Galicia 0.0 Tostada e