Participe do universo BHB Food!

Faça sua conta e aproveite todos os recursos da nossa comunidade online. É rapidinho... ;)

Você não está logado, faça seu login.

Ainda não é cadastrado? Clique aqui

NEGÓCIOS

Iniciativa busca por sucos naturais com baixo teor de açúcar

Em meio à crescente preocupação com a saúde e nutrição, a gigante americana de ingredientes Ingredion e a foodtech israelense Better Juice uniram forças para enfrentar o desafio de oferecer opções mais saudáveis no mercado de bebidas. A Ingredion Ventures, liderou uma rodada série A na startup israelense, marcando uma iniciativa inovadora na busca por sucos naturais com baixo teor de açúcar.

A questão sobre qual opção é mais saudável entre refrigerante e suco natural, quando considerada a quantidade de açúcar, não tem uma resposta tão simples. Ambas as bebidas estão próximas em termos de conteúdo de açúcar, com refrigerantes variando entre 10 e 22 gramas de carboidratos em 200 mililitros, enquanto a mesma porção de suco de laranja contém 18 gramas.

Com o açúcar apontado como prejudicial à saúde, aumentando os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, a indústria alimentícia está investindo em inovações para oferecer alternativas com baixos teores de açúcar. Nesse cenário, a parceria entre Ingredion e Better Juice assume um papel significativo.

Sucos naturais

A Better Juice, fundada em 2018, desenvolveu uma tecnologia inovadora que reduz os níveis de açúcar em sucos e concentrados de frutas entre 30% e 80%, sem comprometer o valor nutricional, aroma e textura das bebidas. A redução do dulçor é de 15% a 20%.

A tecnologia da Better Juice utiliza microrganismos não geneticamente modificados como miniusinas de enzimas. Essas enzimas convertem os açúcares dos sucos em outros compostos, mantendo o valor nutricional. A startup oferece às indústrias de bebidas a capacidade de ajustar os teores de açúcar de seus produtos por meio do controle do ritmo de conversão no biorreator.

Os fundadores da Better Juice não buscam produzir sucos diretamente, mas operar no modelo B2B, fornecendo enzimas e maquinário próprios para a indústria de bebidas. A construção e implantação dos biorreatores são realizadas pelo GEA Group, uma empresa alemã líder mundial em sistemas e componentes para processamento de alimentos.

As enzimas da Better Juice têm uma vida útil de dois meses, seguindo um modelo de negócios semelhante ao do café em cápsulas. A empresa está pronta para ingressar no mercado, com capacidade para processar 250 milhões de litros de suco por ano, e planeja testar a tecnologia em outras bebidas naturalmente doces, como leite, cerveja e vinho.

O mercado global de alimentos e bebidas com baixo teor de açúcar está previsto para movimentar US$ 79,5 bilhões em 2028, com uma taxa de crescimento anual composta de 8,6%, de acordo com a consultoria Research and Markets. Os consumidores, cada vez mais informados e exigentes, lideram esse movimento, com quase 80% acreditando que os melhores produtos são os de baixos teores de açúcar, conforme o estudo global Sensibly Sweet do grupo alimentício irlandês Kerry, divulgado em junho de 2023.

Você também pode gostar disso:
Taste Charts revela os sabores que vão dominar 2024

Fonte: Neofeed

BHB TEAM

BHB TEAM

About Author

O BHB Food compartilha os temas mais atuais e relevantes sobre marketing, saúde e nutrição são apresentados por players renomados e engajados no mercado, disseminando conceitos e ideias inovadoras na construção de marcas saudáveis.

Deixe um comentário

Você pode gostar também

NEGÓCIOS Negócios de alimentos Notícias de alimentos TENDÊNCIAS

Puratos revela as tendências do futuro para panificação, confeitaria e chocolate no Taste Tomorrow 2023

São Paulo, 5 de julho de 2023 - A Puratos, uma empresa inovadora líder na indústria de panificação, confeitaria e
Manioca recebe investimento da Ajinomoto
NEGÓCIOS

Manioca: foodtech brasileira recebe investimento da Ajinomoto

A Ajinomoto, empresa japonesa de alimentos, anunciou um investimento estratégico na foodtech brasileira Manioca, com sede em Belém. A Manioca,